Que o comércio eletrônico está em pleno crescimento ano após ano não é novidade para ninguém, porém a pergunta que muitos fazem é em qual canal é melhor investir: marketplace ou loja virtual?

Segundo dados da Retail X (Reino Unido) apresentou o Latin America 2022, levantamento baseado em dados do e-commerce nos países da América Latina, o comércio eletrônico brasileiro obteve a receita anual de US$ 8,1 bilhões em 2022 em relação ao ano anterior.

O comércio eletrônico é o caminho a seguir para as empresas que desejam obter sucesso. Ao aderir ao e-commerce, os empreendedores têm acesso a uma plataforma ampla e abrangente que lhes permite desenvolver suas vendas de forma extremamente rentável. Mas, com todas essas opções à disposição, muitas dúvidas podem surgir. A mais frequente entre elas é: qual é a melhor estratégia para a minha empresa: marketplace ou loja virtual? Tentaremos responder a esta questão abaixo:

O que é marketplace?

Marketplace é um modelo de negócios onde as empresas alugam a plataforma de e-commerce de um terceiro para vender seus produtos, serviços ou conteúdos exclusivos. Por exemplo, o Amazon Marketplace ou a B2W Marketplace são alguns dos principais marketplaces do mundo. 

O Marketplace permite ao lojista emprestar a marca e audiência do e-commerce em que venderá digitalizando seus negócios com muita rapidez, já que não há necessidade de criar uma plataforma de comércio eletrônico própria.

Ao utilizar um marketplace, as empresas também se beneficiam do tráfego do site de terceiros, aumentando o número de possíveis consumidores.

Há algumas regras para vender em Marketplace como ter um CNPJ (na maioria dos marketplaces), entregar o produto em dia, responder a dúvidas e possíveis reclamações de clientes.

Conforme falamos no post “O que é Marketplace?marketplace é um modelo de negócio, que faz parte do Brasil desde 2012, é uma espécie de “Shopping Center” virtual.

Vantagens do marketplace

A principal vantagem de marketplace é o alcance do público e a velocidade que você terá para vender on-line. Uma vez que há muitos vendedores usando uma única plataforma, é possível atingir um público muito maior. 

Além disso, como os vendedores compartilham a mesma plataforma, os custos são compartilhados, o que significa que os custos de desenvolvimento de uma marketplace são muito menores do que os custos de uma loja virtual.

Desvantagens de usar um marketplace

Algumas desvantagens de usar um marketplace incluem: alto nível de competição, pois são muitos os vendedores, preços mais baixos devido ao alto nível de concorrência, e a limitação na oferta de produtos, tornando necessário se adequar aos padrões do marketplace.

Outro ponto negativo é que o marketplace tem o direito de excluir ou suspender o vendedor se eles não cumprirem as diretrizes do mesmo.

O que é Loja Virtual?

Uma loja virtual é um site criado por uma empresa com o objetivo principal de vender seus produtos e serviços pela internet. Além de serem responsáveis por todos os aspectos da loja virtual, como criar a plataforma, gerenciar pedidos e fornecer serviço de atendimento ao cliente, as empresas também têm acesso total aos seus próprios dados.

Já falamos em diversas matérias sobre como você pode escolher uma plataforma, o custo de que você terá na aquisição de novos clientes em seu e-commerce, sobre a experiência do usuário ao acessar e navegar na sua loja virtual e a utilização de QR Code como forma de pagamento em seu e-commerce.

Vantagens da loja virtual

A principal vantagem de se ter uma loja virtual é que ela pode ser totalmente customizada para atender às necessidades específicas do proprietário da loja. Por exemplo, o proprietário tem o controle total sobre o layout do website, a escolha de imagens, a seleção de produtos à venda e a seleção dos meios de pagamento aceitos. Outra vantagem da loja virtual é que ela tem um alcance limitado. Dessa forma, o proprietário da loja pode se concentrar nos seus clientes, fornecendo um melhor atendimento.

Vantagens De Loja Virtual Shutterstock 448468885 Desvantagens de usar uma Loja Virtual

Uma grande desvantagem de usar uma loja virtual é que ela exige mais conhecimentos técnicos, pois aqui é necessário configurar e gerenciar todos os aspectos da loja. Como resultado, a maioria dos proprietários de lojas precisa contratar programadores web, designers de sites e outros profissionais para criar e gerenciar suas lojas.

Outra desvantagem de usar uma loja virtual é o custo, pois é necessário pagar todas as taxas associadas ao desenvolvimento da plataforma, bem como os custos de manutenção e atualização constantes. Por fim, não é tão fácil atrair clientes para uma loja virtual, pois é preciso ter um bom planejamento de marketing.

Qual é a melhor estratégia para minha empresa?

Na escolha entre marketplace ou loja virtual, não há uma resposta certa ou errada, pois cada empresa tem suas próprias necessidades e objetivos.

Para as empresas que querem ter acesso a um vasto público rapidamente, sem ter que investir em uma plataforma de comércio eletrônico própria, o marketplace é o caminho a seguir. Ao contrário de uma loja virtual, com o marketplace, os lojistas se beneficiam do tráfego do site de terceiros.

No entanto, para as empresas que desejam ter controle total sobre sua plataforma de vendas, uma loja virtual é a melhor opção. Ao optar por ter sua própria plataforma, as empresas têm acesso direto aos seus dados e podem desenvolver suas estratégias de venda de forma mais ampla.

Na hora de decidir entre marketplace ou loja virtual você poderá decidir entre alguns itens:

  • Valor que planejo investir no comércio eletrônico;
  • Tipo de produto que vendo;
  • Qual o melhor marketplace para minha empresa;
  • Qual a plataforma e ERP que utilizarei em meu negócio on-line;

Conclusão

A escolha entre marketplace ou loja virtual é um assunto complexo que exigirá outros posts no ano de 2023 e assim faremos.

Agora que você sabe a diferença entre marketplace ou loja virtual, é hora de descobrir qual é a melhor opção para a sua empresa. Se você deseja obter acesso a um vasto público rapidamente, sem investir em tecnologia, o marketplace é a melhor escolha. No entanto, se você deseja ter controle total sobre a plataforma de comércio eletrônico, a melhor opção é a loja virtual.

Independentemente da sua decisão entre marketplace ou loja virtual, lembre-se de que você deve sempre se concentrar em oferecer a melhor experiência de compra possível aos seus clientes. Se você precisar de ajuda para escolher entre marketplace ou loja virtual, entre em contato conosco e nós iremos lhe ajudar.