Que o WordPress é um dos melhores sistemas para desenvolvimento de website, loja virtual e blog não podemos discordar, e também um dos sistemas que mais cresce, porém, você saber quais são as versões que têm e o que elas podem oferecer?
Hoje falaremos a respeito das versões WordPress.com e WordPress.org e qual versão você pode usar para cada projeto.
Sumário
Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org?
Ele é disponibilizado em duas versões distintas: o WordPress.com e o WordPress.org. Ambas compartilham algumas semelhanças, como o painel de controle, alguns templates, a estrutura de plugins, temas, páginas e posts. No entanto, o que realmente determinará qual delas é a melhor escolha para o seu projeto são as diferenças entre elas.
Cada versão apresenta vantagens e desvantagens, sendo direcionadas a perfis de usuários distintos. Portanto, ao avaliar qual versão utilizar, considere suas necessidades, habilidades técnicas e objetivos do projeto, para fazer a escolha que melhor atenda às suas expectativas.
O WordPress.com
É a versão grátis da plataforma, o uso da plataforma é grátis, porém você pode optar por alguns módulos e temas pagos. Ele é recomendado para quem está considerando criar um blog e não tem nenhuma experiência anterior e não quer gastar nada com uma hospedagem ou desenvolvedor.
Sua principal vantagem sobre é que você não irá pagar nada para ter um blog ou site, até é possível você implantar alguns temas e ferramentas extras, porém nada além disto.
Além disso, vale citar que a WordPress.com é uma empresa com fins lucrativos de propriedade da Automattic.
Falamos acima que a plataforma tem como maior vantagem ser gratuito, porém você pode optar por algumas vantagens nos planos pagos, tendo custo entre 100% grátis até $24.92 por mês.
Sendo uma opção hospedada, que oferece um ambiente de criação e gerenciamento simplificado. É ideal para usuários iniciantes ou para aqueles que não desejam se preocupar com questões técnicas, como hospedagem, atualizações e segurança. A plataforma fornece um conjunto limitado de temas e plugins, adequados para projetos mais simples ou blogs pessoais. No entanto, pode ser restritiva para quem busca maior personalização e controle total sobre o site.
Com o plano gratuito o seu site terá:
- Um subdomínio, por exemplo, blog.wordpress.com
- Terá anúncios
- E possui um espaço limitado.
Você pode optar por este plano no início e depois migrar para o plano pago que terá seu próprio domínio e os anúncios serão removidos.
O WordPress.org
O WordPress.org faz parte de uma organização sem fins lucrativos chamada WordPress Foundation tendo como objetivo democratizar o código aberto.
Apesar de ambos estarem intimamente ligadas por seu fundador, Matt Mullenweg, eles têm autonomia e públicos diferentes.
O grande objetivo de ambas as plataformas são o de facilitar o processo de criação, porém o WordPress.org oferecerá uma gama infinita de plugins, temas, códigos e uma comunidade imensa de desenvolvedores, programadores e designers que poderão auxiliar você no desenvolvimento de seu projeto.
O site da DW Digital é estruturado com o .org bem como a grande maioria de nossos clientes têm seu site desenvolvido com esta tecnologia. Ele veio para facilitar e ampliar o leque de possibilidades na hora da criação de seu site, você pode desenvolver desde portais de notícias, sites como o da Instant Shop até lojas virtuais complexas como o da Arquitetura das Flores, 100% através do WordPress .org
As vantagens desta versão são inúmeras, permitindo a grande capacidade de personalizações, implantação de plugins com suporte de seus desenvolvedores, programadores e uma equipe gigantesca na internet por Fóruns, Slack e Facebook, suporte a personalização de código e o melhor é que a licença de todos os softwares estão debaixo da lei LGPD de proteção de código.
O WordPress.org é a versão auto-hospedada, o que significa que você precisa de um servidor próprio para instalá-lo. Essa opção é mais adequada para usuários com experiência técnica ou que possuem uma equipe de desenvolvimento disponível. O WordPress.org oferece total liberdade de personalização, permitindo a instalação de temas e plugins personalizados para atender às necessidades específicas do seu projeto. Além disso, você tem controle total sobre questões de segurança e atualizações. Porém, a exigência de maior conhecimento técnico pode ser uma barreira para alguns usuários.
O serviço a priore pode até parecer “grátis”, pois você pode entrar no no site, baixar o código e instalar em um servidor, porém você terá um gasto com a hospedagem, tempo de estudo ou ao pagar um programador para desenvolver.
As desvantagens são o custo com a hospedagem e caso você não tenha uma equipe ou profissional, você será o responsável pelas atualizações e otimizações do site, e isto requer um conhecimento mesmo que mínimo da estrutura do sistema.
E agora, qual escolher?
Tudo isto dependerá do seu uso, se você está querendo desenvolver um blog para estar na internet e não se preocupa muito com a questão do domínio e não pode pagar alguém para desenvolver para você, eu recomendo com muitas ressalvas o WordPress.com. Porém, se você é uma empresa ou quer algo, digamos, mais profissional, com certeza o WordPress.org será a melhor opção para você.
Você poderá também entrar em contato com a nossa equipe e iremos lhe ajudar com seu projeto e como escolher qual a melhor plataforma para sua empresa.
Agora que você sabe qual versão de WordPress trabalhar, saiba a diferença entre domínio e hospedagem de website.
Conheça nosso serviço de manutenção de sites e lojas virtuais em WordPress.