Métodos de entregas alternativos podem ajudar a loja virtual a melhorar o desempenho de vendas, beneficiando tanto o lojista quanto o cliente. O frete é um dos principais aspectos para o sucesso ou fracasso de uma loja virtual.

Focar em uma entrega eficiente e segura é essencial para garantir a satisfação dos clientes e a reputação da loja virtual. Como o frete é um diferencial competitivo em qualquer e-commerce, o cálculo deste pode ser um fator decisivo na hora do cliente finalizar a compra. Conforme discutido no post “7 motivos para os clientes abandonarem o carrinho“, “O frete é responsável por até 53% da taxa de abandono do carrinho, o que representaria mais da metade das pessoas deixarem seu carrinho ao lado do caixa“.

Apesar de o frete ser um dos principais fatores na decisão da compra, as opções tradicionais, como Correios e transportadoras, podem ser limitadas ou demasiadamente caras. Por isso, no post de hoje, apresentamos alguns métodos de entregas alternativas que podem ajudar sua loja a oferecer uma experiência de compra satisfatória e reduzir os custos de frete. Confira abaixo!

O que são métodos de entregas alternativos

Métodos de entrega alternativos são opções diferentes das tradicionais para envio dos produtos vendidos por uma loja virtual. Podendo incluir a retirada em loja, entrega em pontos de retirada, entrega por bicicleta ou moto, ou até mesmo entrega por drone. Estes métodos de entregas alternativos ajudarão a reduzir os custos de frete na hora do cliente concluir a compra, oferecendo mais flexibilidade e conveniência.

Frete para loja virtual: métodos de entregas alternativos, entrega de bicicleta

Algumas destas opções de entrega podem melhorar a velocidade da entrega, como a retirada em loja física. Outra alternativa de métodos de entregas alternativos que oferece praticidade e velocidade são as entregas por moto ou bicicleta, podendo ser mais rápida que o frete tradicional, já que o entregador pode contornar eventuais problemas de trânsito.

Outro tipo de entrega que já é realidade em países como China e EUA são as entregas por drone. No Brasil, ainda há a necessidade de regulamentação, apesar de, em janeiro de 2022, ter sido aprovada a primeira autorização para entrega em um raio de 3 km, carregando cargas de até 2,5 kg, segundo informações da ANAC.

Retirada em loja

Uma opção que cresce exponencialmente no varejo on-line são as retiradas em loja física. O motivo é simples, ele oferece uma série de benefícios tanto para cliente quanto lojistas. Para os clientes, esta é uma opção conveniente, pois poderá escolher o horário que irá retirar. Outro ponto é que este tipo de frete costuma ser mais econômico, pois não envolve custos de transporte e manuseio.

Para os lojistas, esta é uma opção que envolve um grau de segurança maior, por haver um controle maior sobre o processo de entrega. Além disso, aumenta o fluxo de clientes nas lojas físicas, criando ótimas oportunidades de vendas.

Vale ressaltar que, para oferecer este tipo de frete, o lojista precisa ter uma estrutura física adequada para o armazenamento e disponibilidade para retirada dos produtos.

Entrega em pontos de retirada

Assim como a retirada em loja física, a entrega em pontos de retirada é outra opção que beneficia o cliente e o lojista. Para essa modalidade, o lojista envia o produto para um ponto de retirada, como uma agência dos Correios ou lojas parceiras, podendo o cliente retirar o produto no local escolhido. Esta modalidade também costuma ser mais econômica do que os fretes tradicionais e oferece flexibilidade na retirada pelo cliente.

Este é um dos métodos de entregas alternativos que pode ser interessante para lojas virtuais que possuem dificuldades de entrega em algumas regiões do país, como áreas de risco ou de difícil acesso. A loja virtual poderá firmar parcerias com empresas ou instituições que já possuem estrutura e oferecem a modalidade de retirada em locais estratégicos.

Entrega por bicicleta ou moto

Para lojas virtuais que trabalham em áreas urbanas, a entrega por bicicleta ou moto pode ser uma ótima maneira de realizar a entrega com maior velocidade e precisão. Este tipo de frete é econômico em relação ao tradicional e oferece mais agilidade ao cliente no processo da entrega, pois o entregador pode chegar mais rapidamente ao destino.

A entrega por bicicleta é uma maneira totalmente sustentável e contribui para a redução da emissão de gases que colaboram com o efeito estufa. Além da preocupação com o meio ambiente, isto vem como uma vantagem competitiva às lojas virtuais que têm como valor a sustentabilidade.

Entrega por drone

Outro tipo métodos de entregas alternativos que é uma tendência são os drones que tem ganhado força nos últimos anos, principalmente em países como os Estados Unidos e a China. No Brasil, ainda não é um tipo de entrega comum e ainda está sendo testada. Porém, será ótima alternativa para áreas remotas ou de difícil acesso.

Frete para loja virtual: métodos de entregas alternativos: Delivery

Este tipo de entrega poderá ser mais econômica com o passar do tempo, por exigir um investimento alto no começo, porém com o passar do tempo o custo reduz muito em relação às entregas tradicionais.

Ainda estamos no processo de regulamentação destes métodos de entregas alternativos no Brasil, o que pode dificultar a sua implementação por parte das lojas virtuais. Até agora, a entrega por drone no Brasil é limitada a bebidas, alimentos, produtos de supermercado e documentos.

Conclusão

Existem diversos métodos de entregas alternativos que podem ser utilizados pelas lojas virtuais, oferecendo experiência de compra mais satisfatória aos clientes, além de reduzir o custo do transporte. É importante lembrar que cada opção de frete tem suas particularidades, devendo ser avaliadas conforme as necessidades e características de cada negócio.

Um exemplo é o Açougue do Nilo que trabalha com entregas com horário marcado via Delivery para a cidade de Uberlândia em Minas Gerais.

É fundamental também a busca por parcerias e ferramentas como a Frenet que podem te ajudar a otimizar o processo de entrega, garantindo a satisfação dos clientes.

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