O carrinho abandonado é um dos maiores problemas do e-commerce, sendo impossível zerar este problema. Mas é imprescindível criar estratégias para diminuir a taxa de carrinho abandonado em sua loja virtual.
Existem coisas que você pode fazer para reduzir isto em sua loja virtual, a principal delas são as campanhas de remarketing, assim como o envio de e-mail marketing com cupons de descontos e lembretes de abandono.
Você tem que ter em mente que além da recuperação das vendas, o carrinho abandonado que for resgatado, irá impactar diretamente no faturamento da loja virtual e melhor o ROI (retorno sobre investimento). O que queremos deixar claro é que quando se recupera carrinhos abandonados você está otimizando as verbas investidas em sua loja virtual e aumentando o caixa da empresa.
Sumário
O que é carrinho abandonado?
Pense em uma ação hipotética: você entra em um supermercado, anda por cada corredor, enche o carrinho de compras, escolhe todos os produtos que você queria e aqueles que você pegou porque acha que você vai utilizar para algo, vai até a fila do caixa e na sua vez de pagar você vira para o(a) atendente e fala que não quer mais os produtos porque não tinha a forma de pagamento que você queria.
Isto parece algo bem estranho né? Porém é o que acontece com 82% dos carrinhos de compra segundo dados do Mercado Pago, e o pior disto é que muitos lojistas nem sabem qual a taxa de carrinho abandonado de sua loja virtual e não estão fazendo nada para que esta taxa diminua.
Principais razões para o abandono de carrinho
Existem dezenas de motivos para um cliente abandonar o carrinho, desde uma mera especulação do seu produto por alguém que entrou em sua loja só para inserir produtos no carrinho (já ouviu falar de compradores compulsivos), até a pessoa que colocou todos os produtos no carrinho, está pronta para comprar e na hora de finalizar o checkout de sua loja está lento e a pessoa não consegue finalizar a compra.
1 – Valor do frete
O maior vilão do carrinho abandonado é o valor do frete, é por isto que aqui na DW Marketing Digital sempre recomendamos empresas como a Frenet ou a Melhor Envio que são empresas parceiras que irá ajudar você a diminuir os custos do frete, tanto para você quanto para seu cliente.
O frete é responsável por até 53% da taxa de abandono do carrinho, o que representaria mais da metade das pessoas deixarem seu carrinho ao lado do caixa (imagina só a bagunça kkkk).
Algumas estratégias para diminuir o abandono é trabalhar com empresas parceiras como as citadas acima, criar campanhas que chamem atenção como oferecer frete grátis com um valor mínimo de compra.
2 – Obrigado a criar conta
Como no exemplo anterior, você encheu seu carrinho de compras, já colocou seus produtos no caixa, a atendente disse que você teria que pagar uma taxa para levar o produto (é só hipótese), e você aceitou. Porém na hora de finalizar ela começa a pedir: Nome completo, CPF, sexo, Nacionalidade, RG, Título de Eleitor, Tipo de Sangue, Time de Futebol, e mais uma imensidão de dados só para você levar o produto.
Eu sei que forcei a barra no exemplo anterior, porém é o que acontece com grande parte dos e-commerces brasileiros. É claro que em alguns casos é ideal pedir dados, para emissão de NFe por exemplo, mas será que todos os dados que você pediu são realmente necessários?
Uma dica é o login social que irá facilitar na hora do cadastro fazendo com que o cliente clique apenas uma vez e as redes sociais preencha seus dados.
3 – Checkout longo e complicado
Você já entrou em uma loja virtual que era difícil de mexer, você se perdeu lá dentro e pior, na hora de finalizar a compra eram várias telas desnecessárias? Pois é, seu cliente detesta isto principalmente quando para pagar ele precise sair de entro de sua loja e ir para o sistema de pagamento. O checkout complicado é responsável por 23% de todo carrinho abandonado.
4 – Não consegue checar o valor na última tela do processo
Pois é, vamos voltar ao caso do supermercado. Você colocou vários produtos no carrinho e na hora de pagar a(o) atendente vira para você e fala para você colocar o cartão e não passar o valor de sua compra para você. Como você se sentiria? Com certeza nada seguro!
A falta de uma tela com todos os detalhes do seu pedido e valores é responsável por 20% de todo carrinho abandonado no Brasil.
5 – Não confiam no seu site
Apesar do que vimos em 2020 com o aumento das compras on-line, a taxa de pessoas que ainda não confiam no e-commerce ainda é bem alta. E o que menos você vai querer para sua loja virtual é que alguém desconfie da segurança dela. Alguns itens que podem ajudar você na segurança e evitar ter carrinho abandonado são:
- Certificado de segurança SSL em sua loja 100% do tempo;
- Selos de segurança como o do site seguro e Google Transparency Report;
- Invista em uma boa plataforma de e-commerce;
- Investir em uma boa hospedagem;
- Crie políticas de segurança para seu site;
- Insira os dados de CNPJ da sua empresa no rodapé do site;
- Insira os dados de endereço e contato no site;
- Utilize intermediadores de pagamento confiáveis como o PayPal, Mercado Pago, Pagar.me, Pag Seguro, etc.
6 – Prazo de entrega longo
Este também é um dos grandes problemas do abandono de carrinho. Quando a Amazon Brasil resolveu inserir o Amazon Prime, isto fez com que os consumidores começassem a receber seus pedidos muitas vezes em até 24 horas. Isto fez com que os outros lojistas tivessem que se adaptar ao mercado.
Se você tem um e-commerce e oferece um frete longo, saiba que seu carrinho terá um grande impacto com isto.
7 – Erros gerais e website lento
Este é um dos grandes problemas de quem navega em um site. Quando mais lento o website, menor a paciência de quem está navegando nele.
Temos que ter em mente que uma grande parcela das pessoas verão sua loja através de um Smartphone com uma internet 3G ou 4G (até quando vou postado este material ainda não tínhamos internet 5G) que nem sempre é boa.
Além dos erros que podem ocorrer como o esvaziamento do carrinho, servidor que caiu na Black Friday, etc.
Você pode reduzir o abandono de carrinho na sua loja
Descrevemos acima o que é carrinho abandonado e o que leva um cliente a abandonar o carrinho de compras. Porém a solução parte de uma boa experiência de compra no checkout, um bom atendimento para dúvidas e uma boa escolha da plataforma de e-commerce.
E é aí que a DW Marketing Digital entra. Desenvolvemos lojas virtuais com todos os quesitos para que você tenha o menor número de carrinhos abandonado e seu cliente uma melhor experiência ao comprar em sua loja, fale conosco hoje mesmo e solicite um orçamento para desenvolvimento de sua loja virtual já tem uma loja virtual e não sabe como vender? Preencha nosso formulário de Briefing para Marketing Digital e receba uma consultoria de 30 minutos totalmente grátis.