Você já se perguntou como pode começar um e-commerce do zero? Se sim, você está no lugar certo para obter a resposta de como iniciar sua loja virtual.

O e-commerce vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, se tornando um meio eficiente e lucrativo para empreendedores de todos os tamanhos, desde pequenas empresas até mega corporações. 

No decorrer deste artigo, você descobrirá quais são os passos necessários para começar sua loja virtual do zero, as vantagens e desvantagens da criação e gerenciamento de um e-commerce e como manter a qualidade do seu e-commerce, para saber mais sobre qual plataforma escolher visite este artigo.

Então, leia cada etapa até o fim deste artigo para saber quais são as informações necessárias para começar seu e-commerce do zero hoje mesmo.

Compreendendo como iniciar seu e-commerce do zero

As oportunidades de negócio no mundo virtual são extensas, você pode vender literalmente qualquer coisa, desde alimentos perecíveis até carros e caminhões. Um exemplo disso é o Açougue do Nilo, que oferece praticidade a seus clientes através de sua loja virtual, além de oferecer as opções de agendamento de entrega e retirada em loja.

Para quem já tem uma loja física e quer expandir seus negócios para além dos limites geográficos, ter uma loja virtual é uma ótima oportunidade para atingirem um público sem precedentes.

Por meio do e-commerce, é possível atingir um público maior e lucrar com ele sem precisar se preocupar com logística de entrega, inventário ou ligação de vendas. 

Apesar da entrada no mundo virtual não ter tantas barreiras, iniciar um e-commerce do zero não é tão simples quanto parece e, para obter um retorno financeiro significativo, é necessário que alguns elementos específicos estejam presentes. 

Se você está se perguntando por onde começar, primeiramente compreenda as etapas e os componentes fundamentais para montar uma loja virtual. 

Defina o público-alvo e objetivos de sua loja virtual

Para obter sucesso em sua jornada on-line um passo essencial é definir o público-alvo e o seu objetivo. Considere se seu público-alvo foi bem direcionado para o negócio que você pretende inicial, quem são, quais os interesses, como eles pensam, idade, etc.

Estas respostas devem ser consideradas para que seu produto ou serviço realmente atenda as necessidades e desejos de seus futuros clientes.

Após considerar seu público-alvo, deve-se definir qual o objetivo com o e-commerce, o foco será em vendas, relacionamento com o cliente, obtenção de dados de mercado, construção de marca ou na melhoria da experiência do usuário?

Escolhendo a plataforma para sua loja virtual

A escolha da plataforma para sua loja virtual tem que considerar alguns pontos:

  • Custo x benefício da plataforma de e-commerce
  • Definir objetivo é primordial
  • Funcionalidades e Integração
  • Suporte e pós-venda para a plataforma
  • A plataforma deve ser otimizada para SEO
  • Otimizada para experiência do usuário

Se a plataforma que você busca não tiver algum destes pontos, fuja dela. Algumas plataformas que recomendamos são Woocommerce, Loja Integrada, Magento e Shopify.

O layout e aparência da sua loja virtual

Após definir o público-alvo e objetivo, e escolher a plataforma para inicial seu e-commerce do zero, é hora de colocar a mão na massa. O design, layout e as cores de sua loja virtual devem ser personalizadas para atrair seu cliente e conectar com os compradores.

O design é um componente fundamental para obter sucesso em qualquer loja virtual, é por meio dele que serão criadas as experiências do usuário. 

Você deve ter como objetivo o desenvolvimento de um design simples, que possa ser facilmente acessado e navegado, com elementos claros e intuitivos, focando sempre na responsividade do site, em especial na responsividade para smartphone e aparelhos mobile.

Recomendamos a contratação de um profissional na criação do design para sua loja virtual

Você pode contratar um designer profissional para criar o design do seu site, mas existem também plataformas que fornecem layouts prontos.

Criando a estratégia de marketing para seu e-commerce

Quem não é visto não é lembrado. Neste ponto você já iniciou a criação do seu e-commerce do zero definindo seu público alvo e objetivo, definiu a plataforma e criou o layout para sua loja. Agora é hora de começar a criar uma estratégia de marketing, para se ter uma estratégia eficaz você pode incluir combinação de SEO (otimização para mecanismos de busca), marketing nas redes sociais, anúncios pagos e outras táticas de marketing digital.

Uma audiência forte e ativa nas mídias sociais sempre é uma boa estratégia de marketing digital, por publicação de conteúdo envolvente, interagindo com os seguidores e promovendo as ofertas da sua loja. Anúncios pagos no Google Ads também pode ajudar a gerar tráfego para o seu site.

Para gerar receitas recorrentes, o SEO irá ajudar sua loja virtual a ser encontrada por mecanismos de pesquisa. Otimizar o seu site inclui trabalhar com palavras-chave relevantes, criar conteúdo de qualidade e construir links para o seu site para melhorar seu ranqueamento nas pesquisas on-line. Você pode conferir nosso Guia de SEO com algumas técnicas para ranquear sua loja virtual.

Escolhendo os métodos de pagamento para sua loja

Para finalizar a conclusão de sua loja virtual, você precisará configurar qual o sistema e métodos de pagamento que sua loja trabalhará. Existem dezenas de opções de pagamentos que você pode usar, as mais conhecidas e recomendadas por nossa equipe são: Mercado Pago, PagHiper, Pag Seguro, Iugu, Stripe e PayPal.

Conclusão

Começar um e-commerce do zero é uma tarefa desafiadora, mas com os passos acima você terá um pouco mais de facilidade nesta tarefa.

Lembrando que o processo de criação do design e layout precisa ser personalizado para atrair compradores e é ideal a criação de estratégias de marketing para gerar tráfego para sua loja virtual. 

Agora, você já sabe como escolher o público-alvo, definir os objetivos, desenvolver o design do site, selecionar a plataforma e escolher o meio de pagamento correto. 

Se você quer começar um e-commerce do zero e conseguir resultados lucrativos, você está no artigo correto. É hora de começar o seu próprio e-commerce!