O Custo de Aquisição de Clientes ou (CAC) é uma das métricas mais importantes do marketing e vendas, ele aponta o custo médio que uma empresa tem para adquirir um novo cliente.

Pensar em estratégia de marketing eficaz para um e-commerce, pode ser um grande desafio, principalmente para quem está iniciando suas atividades na internet. Dúvidas de como investir, onde investir, onde achar novos clientes, quais plataformas de loja virtual posso usar, quais caminhos devo percorrer, etc.

Mas, uma das maiores dúvidas que os empreendedores têm é: quanto custa para adquirir um cliente? É isto que ajudaremos você a entender neste artigo, vamos lá.

Qual o custo de aquisição de clientes?

É difícil responder a essa pergunta de forma genérica, pois o custo de aquisição de clientes (CAC) varia conforme o tipo de negócio e o mercado em que ele está inserido.

O custo de aquisição de clientes dependerá de diversos fatores como público, plataforma, investimento em marketing, etc.

Vejamos, para um mercado com foco no público NERD, por exemplo, terá um custo totalmente diferente do que um e-commerce de produtos para clínicas odontológicas, o público difere, faixa etária, ticket médio, etc.

No entanto, é possível ter uma noção de quanto custa para captar um cliente para sua loja virtual realizando algumas simulações.

Analise sempre seu público e outras métricas

Analise De Resultado Do Custo De Aquisicao De Clientes

Uma das formas de determinar o CAC é fazer uma análise de dados. Para isso, você deve considerar o total de investimento em marketing, o número de leads gerados e o número de novos clientes conquistados. Esses dados são importantes para entender quanto custa, em média, para adquirir um cliente.

Além da análise de dados, é importante considerar o perfil do seu público-alvo. Quanto mais segmentado o seu público, mais fácil será atingir as pessoas certas com a sua mensagem. Dessa forma, você pode diminuir o custo de aquisição de clientes, pois não terá que gastar tanto com publicidade para atingir o seu público.

Invista em Inbound Marketing

Inbound Marketing é formado por um conjunto de estratégias que tem como foco principal a atração de clientes (LEADs) e guiá-los em todas as etapas da compra. Com ele você poderá trazer clientes qualificados para sua loja virtual e otimizar o custo de aquisição de clientes para sua loja virtual.

Quando você qualifica seus compradores está preparando eles para a realização da compra. A DW Digital oferece serviços de Inbound Marketing como:

  • busca de leads qualificados;
  • relacionamento com o cliente;
  • personalização e customização;
  • integração (SEO e mídia);
  • nutrição da base;
  • automação de marketing;
  • foco em resultados.

Usamos ferramentas como a RD Station que ajudará sua empresa a melhorar os resultados e criar funil de vendas.

Retenção de clientes é a chave

Por fim, é importante investir em ações de retenção de clientes. Uma vez que você conquistou um cliente, é fundamental fazer com que ele permaneça fiel à sua marca. Para isso, ofereça brindes, descontos e promoções exclusivas para os clientes que mais compram na sua loja, falamos mais sobre a taxa de recompra no post Aumente suas vendas: como a taxa de recompra pode impactar seu e-commerce

Além disso, mantenha um bom atendimento pós-venda para solucionar eventuais problemas que eles possam ter.

Conclusão

Como vimos, o custo de aquisição de clientes pode variar muito conforme o tipo de negócio e o mercado em que ele está inserido. No entanto, é possível ter uma noção de quanto custa para captar um cliente para sua loja virtual fazendo uma análise de dados e considerando o perfil do seu público-alvo.

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