Com a ascensão e facilidade crescente de realizar vendas pela internet, aumentou-se a concorrência além é claro de um mercado grande nos marketplaces. Com isto se tornou mais difícil se destacar, e a menos que você tenha um e-commerce de nicho, será preciso criar uma diferenciação de seu produto ou serviço dos grandes marketplaces.

Hoje vamos propor neste artigo alguns motivos pelos quais você deve investir e se concentrar em atuar em um nicho de mercado. Confira!

E-commerce de nicho cria uma menor concorrência

Uma das grandes vantagens de atuação no mercado de nicho é a menor concorrência. Além disso, se facilita a atração e retenção de clientes e o processo de conversão e fidelização mais simples.

O fato é, quando você foca em um nicho específico, você terá como consequência a especialização neste mercado.

Público específico para venda

Ao invés de ter um grande público, ter um e-commerce de nicho fará que o público seja específico. No livro A Cauda Longa, Chris Anderson debate muito sobre este tema, pois quanto mais abrangente é seu mercado maior o esforço em atingir um público específico.

Vamos supor que você vende smartphone de entrada, para este modelo de aparelho o público vai variar desde um adolescente que quer ter seu primeiro celular até um idoso que está entrando no mundo digital e quer algo básico, além de servir para todas as classes sociais.

Agora se você for uma loja que vende especificamente produtos da Apple, por exemplo, você já começa afunilar seu nicho de mercado e consegue focar apenas neste público específico.

Gerenciamento de estoque e armazenamento

O armazenamento e gerenciamento de estoque é um dos maiores gargalos que um e-commerce pode ter, pois, custa tempo, dinheiro e espaço. Quanto maior a quantidade de produtos que um e-commerce tem em estoque, mais caro será. Além de que é preciso ter condições especiais de armazenamento como controle de temperatura, etc.

Quando há um e-commerce de nicho, significa que a quantidade de produtos em armazenagem será menor, pois não haverá um grande volume de unidades por produto.

Diminuição do custo com publicidade

Como nem todas as pessoas terão interesse em seu produto, não é necessário anunciar para todos. Você pode começar fazendo anúncios no Google Ads, e gradualmente buscando outros meios e canais onde seu público está.

Valor agregado mais alto

O preço do produto é pautado sob dois ângulos: preço e significação. Como os e-commerces de nicho não tem uma produção massiva de seu produto, os valores em consequência poderão custar mais devido a serem limitados.

Confira o case da Arquitetura das Flores através da personalização que o Woocommerce oferece

Geralmente as pessoas querem pagar mais pela exclusividade, como citado acima, a Apple foca em um nicho específico e normalmente seus clientes buscam exclusividade ao comprar seus produtos.

Conclusão

O e-commerce de nicho é ideal para quem quer entrar no mundo virtual e focar em um público específico. Alguns nichos que você pode focar são:

  • Cosméticos e produtos para pele
  • Produtos ecológicos
  • Nutrição e bem-estar
  • Produtos para gatos
  • Caixas de assinatura
  • Produtos artesanais
  • Produtos nerds e geek