O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado que ajuda a gerenciar vários setores da sua loja virtual, como finanças, recursos humanos, logística e vendas. Ele permite automatizar processos, reduzindo custos e aumentando a eficiência. Além disso, ele oferece relatórios detalhados que permitem uma análise mais precisa do desempenho da empresa em diferentes áreas.
Ao implementar o ERP na sua loja virtual, você terá acesso a uma ampla gama de recursos que tornarão a gestão mais fácil e eficiente. Por exemplo, você poderá automatizar muitos processos que eram anteriormente feitos manualmente, economizando tempo e dinheiro. Além disso, o ERP pode ser personalizado conforme as necessidades da sua loja, permitindo que você escolha as funcionalidades que são mais importantes para o seu negócio.
Conforme sua loja virtual cresce e o fluxo de vendas, estoque, finanças, etc. aumenta, também cresce a responsabilidade de manter tudo organizado. No entanto, com o ERP, você pode gerenciar todos esses aspectos com facilidade e com eficiência, permitindo que você se concentre em outras áreas importantes do seu negócio. Portanto, se você deseja impulsionar o crescimento da sua loja virtual, considere seriamente a implementação de um sistema ERP.
Sumário
A importância de ter um ERP em uma loja virtual
O uso de um sistema de gestão na sua loja virtual trará inúmeras vantagens para o negócio. Ele permitirá que informações relevantes estejam totalmente integradas, criando uma visão mais ampla do que está acontecendo no momento. Isso permitirá que os gestores tomem decisões baseadas em dados concretos.
Com a centralização de todas as informações da sua loja virtual no ERP, ele poderá auxiliar na identificação de problemas e oportunidades de melhorias em diversos setores. Por exemplo, ao analisar as informações de vendas, é possível identificar quais produtos foram os mais vendidos, quais estão em estoque há muito tempo e como você poderá criar estratégias de marketing com base no cenário analisado.
Além dos itens citados, a importância de ter um ERP em sua loja virtual vai além desses tópicos. Ele pode reduzir significativamente os erros e retrabalhos da equipe. Ao automatizar os processos e evitar duplicação de informações, você evitará a necessidade de gastar tempo em atividades manuais, criando mais tempo para pensar no desenvolvimento de novos produtos, melhoria da experiência do usuário e criação e expansão para novos mercados.
Os ERP para lojas virtuais mais conhecidos
O mercado brasileiro e mundial está repleto de soluções de ERP. Muitas empresas buscam soluções de gerenciamento de processos de negócios. Todos os sistemas que analisamos oferecem soluções básicas, como gerenciamento de estoque, vendas e finanças. Outros, como o Tiny, são customizados com módulos que você pode habilitar conforme a necessidade de sua loja virtual. Alguns são feitos sob medida para as necessidades da empresa e customizados de acordo.
É de suma importância que a escolha que na escolha você possa considerar diversos fatores, como o tamanho da empresa, o setor, os níveis de personalização que a empresa busca e a compatibilidade com a plataforma de e-commerce, entre outros.
Alguns dos ERPs mais usados no Brasil pelas lojas virtuais são:
- Tiny: ideal para pequenas e médias empresas, oferece diversas funcionalidades como controle de estoque, emissão de notas fiscais e integração com marketplaces. Além disso, você pode ativar diversas customizações, como frente de caixa, de acordo com seu plano e necessidades.
- Bling: com foco em gestão de vendas e integração com dezenas de marketplaces, possui recursos para controle de estoque, emissão de notas fiscais, frente de caixa e emissão de boletos bancários.
- Vhsys: oferece uma plataforma completa de gestão empresarial focada no pequeno negócio, com módulos para finanças, vendas, estoque, logística e integração com dezenas de plataformas.
- Notazz: especializado em emissão de notas fiscais, permite a automatização de processos fiscais e tributários, evitando erros e retrabalhos.
- Conta Azul: com uma interface simples e intuitiva, oferece recursos de gestão financeira, vendas e estoque.
Como escolher o sistema ideal para sua loja virtual
Antes de escolher o sistema para sua loja virtual, avalie as necessidades do negócio e entenda as funcionalidades essenciais para uma boa gestão. Para isso, é importante analisar as complexidades dos processos internos da empresa, analisando o volume de vendas, a plataforma da loja virtual, a quantidade de produtos comercializados, as variações e grupos de produtos e o tamanho da equipe responsável pela gestão do negócio.
Também é importante considerar as particularidades do setor onde a empresa atua, bem como as tendências e demandas dos consumidores e concorrência. Ao fazer isso, você estará mais apto a escolher qual atenda às necessidades específicas do seu negócio e contribua para o seu crescimento.
O ERP é integrado com minha loja virtual?
O que muitos esquecem de analisar ao buscar um ERP eficiente é se este tem integração com a plataforma de sua loja virtual, sistemas de pagamento e outras integrações primordiais para o bom funcionamento. Estas integrações são fundamentais para garantir a agilidade do processo e diminuir ou até mesmo zerar os erros de um ERP não integrado.
É importante lembrar que escolher um ERP não deve ser uma tarefa baseada no preço e sim no custo-benefício que ele oferece. É fundamental avaliar todas as funcionalidades oferecidas pelo ERP, se o suporte técnico presta um bom atendimento e resolve problemas e qual a reputação da empresa no mercado. Desta maneira você garante que fez uma boa escolha ao selecionar o ERP para sua loja virtual.
Algumas perguntas que podem ajudar nessa avaliação são:
- Qual é o tamanho da minha loja virtual?
- A integração é direta com minha plataforma ou precisarei contratar um HUB, ou programador para realizar a integração?
- Quais são as integrações necessárias com outras plataformas e ferramentas?
- Que áreas da minha empresa precisam de mais atenção na gestão?
- Quais são as principais dificuldades enfrentadas atualmente na gestão da loja?
- O sistema é on-line ou preciso de um computador físico para rodar o sistema.
Com base nessas respostas, é possível escolher o ERP que melhor atende às necessidades do negócio. Além disso, é importante verificar se o sistema escolhido é eficiente e as atualizações são frequentes, garantindo que o ERP esteja sempre atualizado e funcionando corretamente.
Conclusão
Investir em um ERP para sua loja virtual é a maneira mais inteligente de otimizar processos, melhorar a gestão do negócio e aumentar a eficiência da empresa. Existem dezenas de sistemas disponíveis no mercado brasileiro, e é importante avaliar as necessidades da empresa para escolher o ERP que mais se adapta a elas.
No entanto, é importante lembrar que o uso de um ERP não é uma solução mágica para todos os problemas de gestão de uma loja virtual. É preciso treinar continuamente a equipe, planejar estrategicamente e acompanhar os resultados para garantir que o sistema possa ser usado eficientemente, gerando os resultados esperados.
Se você quiser saber mais sobre como um ERP pode ajudar a sua loja virtual, entre em contato com a nossa empresa. Estamos prontos para ajudá-lo a encontrar a solução ideal para o seu negócio.