Ter uma loja virtual pode ser o sonho de muitos empresários, porém para quem quer começar um e-commerce fica a pergunta: quanto custa ter uma loja virtual?
Ao iniciar um negócio do zero, é normal e saudável se perguntar quais são os custos que este negócio terá até conseguir “andar sozinho” e com uma loja virtual não é diferente.
Começar um negócio digital é uma ótima escolha para quem quer vender seus produtos e serviços com um custo reduzido. Embora é bem verdade que começar uma loja virtual possa parecer intimidante em um primeiro momento, o investimento que você terá é muito menor do que abrir uma loja física.
Na matéria de hoje, detalharemos quanto custa ter uma loja virtual e quais são os investimentos associados a criação de um e-commerce do zero. Detalharemos sobre:
- Custos com plataformas de e-commerce e/ou hospedagem;
- Custos com pagamentos e gateways de pagamentos;
- Custos com anúncios e marketing digital;
- Custos adicionais como atendimento ao cliente, gerenciamento de estoque e softwares.
Sumário
Quanto quanto custa ter uma loja virtual?
A criação de uma loja virtual pode um passo para o sucesso de um negócio, e toda empresa, independente do tamanho, deve considerar sempre o custo ao iniciar qualquer novo negócio. Deve-se ter em mente que, uma loja virtual também tem seus custos e estes podem variar muito dependendo do tamanho do seu negócio, por exemplo, a escolha da plataforma é de extrema importância, pois é onde você passará a maioria do tempo cuidando de sua loja virtual e é onde seus clientes efetuarão a compra.
Esta escolha varia muito como explicamos no post 7 dicas de como escolher a melhor plataforma de e-commerce, você deve ter em mente que a plataforma de e-commerce é o coração de toda loja virtual.
Outro ponto a levar em consideração para saber quanto custa ter uma loja virtual e que pode variar muito, é a forma de pagamento que sua loja virtual usará. No Brasil temos empresas sérias que atuam exclusivamente em e-commerce como o Mercado Pago, Paghiper, Pag Seguro e Pagar.me e algumas internacionais como o PayPal e Stripe.
O marketing e publicidade do seu negócio é um custo que você terá ao questionar o quanto custa ter uma loja virtual, pois, o marketing digital será o principal meio que ajudará a divulgar seu negócio para um público maior. Por último e não menos importante, deve-se considerar os custos associados a otimização do site, gerenciamento de estoque, atendimento ao cliente e softwares como ERPs e CRM. Ao considerar estes custos à venda online, você pode começar a desenvolver um orçamento que ajudará você a garantir que seu negócio seja bem-sucedido.
Plataforma e hospedagem
Já falamos diversas vezes sobre plataformas de e-commerce e um pouco sobre hospedagem de site. Para você vender on-line, deve sempre considerar estes 2 itens, qual plataforma escolher e qual é a hospedagem ou plano que esta plataforma exige.
Não adianta você ponderar ter sucesso online e escolher uma hospedagem de para sua loja virtual compartilhada com outros lojistas, isto tornará seu site lento e fará que seus clientes desistam de comprar.
Além de escolher uma plataforma que seja ideal para seu negócio, tenha em mente que a segurança dela é primordial, foque na segurança com certificados SSL e outras medidas de segurança como um bom CDN, plugins de fonte segura e um TI que se preocupa com manter tudo atualizado, isto contará muito ao buscar saber quanto custa ter uma loja virtual.
A quantidade de tráfego que seu site receberá e o tamanho que ele possui, irá influenciar no plano de hospedagem e plataforma que você irá escolher. Outro item que deve-se considerar são as personalizações que você precisa para sua loja adequar-se a seu negócio, por exemplo, a Arquitetura das Flores é um cliente que precisou criar um sistema de delivery com data e horário personalizados.
Custos com Gateways de pagamento e intermediadores
Toda loja precisa receber por seu produto ou serviço, e é aí que entra o papel dos gateways de pagamento ou intermediadores. Estes custos podem variar muito dependendo de qual você escolherá, para quem quer começar uma loja virtual de forma rápida e prática a recomendação que cabe é de sempre usar um intermediador de pagamento. Os intermediadores de pagamentos como o Mercado Pago, PagSeguro e PayPal farão todo o processo de recebimento de sua venda além de cuidar de toda segurança da transação, oferecendo um ambiente seguro para você e seu cliente.
Além deste ambiente seguro, eles vão oferecer um segurança de que o valor será recebido por você e o produto ou serviço será enviado para seu cliente.
Por realizar estes serviços, normalmente as taxas dos intermediadores de pagamento são maiores do que Gateways de pagamento como Cielo. Estes custos transacionais devem ser considerados quando for calcular quanto custa ter uma loja virtual;
Listamos abaixo o custo dos principais intermediadores do mercado brasileiro e o quanto eles podem influenciar na hora de saber o quanto custa ter uma loja virtual, confira:
Mercado Pago
Taxas de pagamento via checkout
Se o pagamento for feito via | Você paga | Dinheiro disponível em |
Cartão de crédito e Cartão Mercado Pago | 4,98% | Na hora |
4,49% | 14 dias | |
3,98% | 30 dias | |
Saldo no Mercado Pago e Mercado Crédito | 4,99% | Na hora |
4,49% | 14 dias | |
3,99% | 30 dias | |
Cartão de débito virtual Caixa | 3,99% | Na hora |
Boleto | R$ 3,49 | Até 3 dias |
Pix | 0,99% | Na hora |
Custo de liberação do dinheiro
Varia conforme o prazo que você configurou para dispor do dinheiro das suas vendas parceladas:
Você recebe o dinheiro: | Custo de liberação: |
Na hora → | 5,31% |
14 dias → | 4,36% |
30 dias → | 3,60% |
Exemplo de uma venda parcelada com juros / comprador:
Em uma venda de R$ 200 → | Você recebe o dinheiro: | Custo a pagar: | Total a receber: |
Na hora → | R$ 10,62 (5,31% da venda) | R$ 189.38 | |
14 dias → | R$ 8,72 (4,36 % da venda) | R$ 191.28 | |
30 dias → | R$ 7,20 (3,60 % da venda) | R$ 191.28 |
Caso faça uma venda parcelada com juros, você só paga o custo da liberação e seu cliente absorve os juros sobre as parcelas.
Custo de parcelamento sem juros / vendedor
Se oferecer parcelamento sem juros, além do custo de liberação, você absorve o custo do parcelamento. Isso varia segundo o número de parcelas.
Número de parcelas: | Custo: |
2x | 4,59% |
3x | 5,97% |
4x | 7,33% |
5x | 8,66% |
6x | 9,96% |
7x | 11,24% |
8x | 12,50% |
9x | 13,73% |
10x | 14,93% |
11x | 16,12% |
12x | 17,28% |
Exemplo de uma venda em 6x sem juros:
Em uma venda de R$ 200 → | Você recebe o dinheiro: | Custo a pagar: | Total a receber: |
Na hora → | R$ 10,62 (5,31% pela liberação)
+ R$ 19,92 (9,96% pelas parcelas) |
R$ 169,46 | |
Em 14 dias → | R$ 8,72 (4,36%pela liberação)
+ R$ 19,92 (9,96% pelas parcelas) |
R$ 171,36 | |
Em 30 dias → | R$ 7,20 (3,60% pela liberação)+
R$ 19,92 (9,96% pelas parcelas) |
R$ 172,88 |
Fonte: Mercado Pago
PagSeguro
O PagSeguro conta com uma calculadora de taxas e você pode acessar por este link.
As Taxas e tarifas podem variar segundo a sua negociação comercial, localizamos no site deles a taxa entre 3,99% até 5,59%, porém você pode verificar as taxas para sua empresa acessando sua conta do PagSeguro.
* Taxa para parcelamento em 12x é de 1,41% por parcela, e em 18x é de 1,31% com Cartão de Crédito Visa PagBank. Para os demais cartões, acima de 12x, sujeito à aprovação do emissor.
PayPal
Tarifa padrão para recebimento de transações domésticas
Tipo de Transação | Tarifa |
Transações Comerciais | 4,79% + tarifa fixa |
Receber transações internacionais
A tarifa para recebimento de transações domésticas se aplica, mais a tarifa adicional baseada em porcentagem para transações comerciais internacionais.
Tarifa adicional baseada em porcentagem para transações comerciais internacionais
A tarifa variável deve ser aumentada pelo percentual definido abaixo:
Tipo de Transação | Taxa |
Transações Comerciais | +1,61% |
Tarifa fixa para transações comerciais (com base na moeda recebida)
Moeda | Tarifa |
Dólar australiano | 0,30 AUD |
Real brasileiro | 0,60 BRL |
Dólar canadense | 0,30 CAD |
Coroa tcheca | 10,00 CZK |
Coroa dinamarquesa | 2,60 DKK |
Euro | 0,35 EUR |
Dólar de Hong Kong | 2,35 HKD |
Florim húngaro | 90,00 HUF |
Sheqel novo israelense | 1,20 ILS |
Iene japonês | 40,00 JPY |
Ringgit da Malásia | 2,00 MYR |
Peso mexicano | 4,00 MXN |
Moeda | Tarifa |
Novo dólar taiwanês | 10,00 TWD |
Dólar neozelandês | 0,45 NZD |
Coroa norueguesa | 2,80 NOK |
Peso filipino | 15,00 PHP |
Zloti polonês | 1,35 PLN |
Rublo russo | 10,00 RUB |
Dólar singapuriano | 0,50 SGD |
Coroa sueca | 3,25 SEK |
Franco suíço | 0,55 CHF |
Baht tailandês | 11,00 THB |
Libra esterlina do Reino Unido | 0,20 GBP |
Dólar norte-americano | 0,30 USD |
Tarifa compras parceladas
Transação | Tarifa |
Transação parcelada | Tarifa de transação comercial + 1,92% |
Fonte: PayPal
Pagar.me
O Pagar.me tem a taxa de 3,19% para vendas a vista + R$0,99 fixos por transação e recebimento em 30 dias.
Já para o pagamento parcelado eles variam de 4,49% para 1x até 16,37% para 12x, estes valores é sobre a venda e não por parcela. Você pode conferir acessando este link.
Fonte: Pagar.me
Custos com anúncios e marketing
Após desenvolver sua loja, cadastrar produtos, escolher como irá receber, é importante considerar os custos associados a divulgação de sua loja virtual. Uma campanha bem planejada ajudará seu negócio obter vendas e estimulará seu público-alvo acessar sua loja.
Sempre trazemos aqui a importância de uma boa estratégia de marketing, estar nas redes sociais ativamente e criar ótimos conteúdos para o SEO. Outros pontos que tem que considerar no custo são os anúncios em mídias sociais, e-mail marketing, Google Ads, etc. Cada uma destas ferramentas terão seus custos e é importante a avaliação entre custo x benefício de cada plataforma antes de iniciar qualquer campanha.
Custos adicionais
Além dos custos associados à hospedagem, processamento de pagamentos e marketing, deve-se considerar os custos do pós-venda como softwares para atendimento ao cliente, um bom ERP como o Tiny e CRM para gerenciar seu financeiro e atendimento, custos de manter um estoque e funcionários que cuidarão de sua loja virtual, vendas e logística.
Um olhar atencioso aos “pequenos” custos como embalagem, transportadora, devolução de mercadorias, etc. fará com que o custo de sua loja virtual seja mais controlado e o retorno sobre o investimento gere lucro e seu negócio esteja bem posicionado para o sucesso.
Conclusão
Vender online pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro e crescer o seu negócio. No entanto, antes de começar o processo, é importante entender todos os custos associados a isso e se perguntar quanto custa ter uma loja virtual?
Uma loaj virtual terá os custos de hospedagem, taxas de processamento de pagamento e quaisquer outros custos adicionais que possam estar envolvidos. Ao entender todos os custos associados à venda online, você pode estar melhor preparado para garantir que o seu negócio seja bem-sucedido.
Ao entender quanto custa ter uma loja virtual, você pode começar a desenvolver um orçamento que o ajudará a garantir que o seu negócio seja bem-sucedido. É também importante considerar quaisquer custos adicionais que possam estar associados à execução de um negócio de comércio eletrônico, como publicidade ou atendimento ao cliente. Por fim, é importante levar tempo para pesquisar diferentes opções de processamento de pagamento e suas taxas associadas para garantir que você obtenha a melhor taxa possível.