Podemos dizer que a plataforma de e-commerce é o coração de toda loja virtual. Pois é através dela que teremos todo o sistema rodando como as integrações de pagamento, frete, produtos, etc.

Através desta tecnologia, serão executados todos os processos de compra e navegação do consumidor. Sem ela, é quase impossível existir o comércio eletrônico.

Confira abaixo 7 dicas para você escolher qual é a melhor tecnologia para sua empresa:

Custo x benefício da plataforma de e-commerce

Na busca por uma plataforma, muitos são aqueles que veem somente o custo da plataforma e muitas vezes escolhem a mais barata. Porém isto pode revelar-se uma grande dor de cabeça futuramente.

Ao escolher a plataforma não leve somente em consideração o valor dela. Lembre-se que esta tecnologia fará com que sua loja funcione e, sendo assim, você não vai querer ter problemas futuros com ela. É imprescindível que o custo x benefício seja analisado para daí identificar se o valor que será pago por ela é justo ou não.

Algumas vezes, investir um pouco mais em uma plataforma de e-commerce, poderá evitar problemas a médio ou longo prazo.

Definir objetivo é primordial

Antes de escolher a plataforma de e-commerce, você deve compreender quais são os objetivos e o que sua loja deverá possuir.

Uma dica que damos é buscar entender o que seu negócio precisa e entender qual é a fase que sua empresa está.

Se você está no começo de seu negócio, não adianta buscar uma plataforma mais robusta e que demanda um trabalho maior para o lojista. Ao invés disto, recomendamos uma plataforma de e-commerce que seja intuitiva e fácil de usar como a Loja Integrada.

Porém se seu negócio já está mais consolidado e você precisa de personalização existem algumas plataformas como o Woocommerce e a Vtex que podem ajudar sua empresa a evoluir ainda mais.

Funcionalidades e Integração

Antes de contratar um fornecedor, descubra primeiro quais são as funcionalidades que a plataforma possui e quais são as integrações que permitem serem feitas.

O ideal é criar uma lista com a demanda e recursos que você espera de uma plataforma, após isto comparar com diferentes empresas do mercado.

Você pode também verificar quais são as lojas que esta plataforma possui e navegar através delas, se eles possuírem sistema de degustação, solicite, para que você possa conhecer por dentro os recursos desta plataforma.

Dê uma olhada no painel de controle e identifique se a solução atende a suas necessidades.

Suporte e pós-venda para a plataforma

Mesmo que a plataforma tenha os recursos esperados e que caiba no seu bolso, o suporte tem que estar sempre alinhado e auxiliar no crescimento da sua empresa. Pois um bom suporte no pós-venda principalmente nos primeiros dias de implantação evitará uma dor de cabeça futura.

Os profissionais desta plataforma precisam ser treinados a dar todo suporte necessário e atender as dúvidas de sua empresa.

Um erro muito comum é o empresário instalar sistemas Open Source como o próprio Woocommerce ou Magento e não ter o conhecimento tecnológico. Isto fará com que a “economia” em contratar um profissional seja perdida caso precise de suporte técnico.

A plataforma DEVE ser otimizada para SEO

Não adianta você contratar uma plataforma que tenha todos os itens citados acima e sua loja não aparecer no Google. Quando falamos de vendas on-line estamos falando de todo o ambiente que envolve este universo, e SEO é o que fará que sua loja seja localizada por seu cliente.

Trazendo para o “mundo off-line” não adianta você ter uma loja linda, todo organizada, em um prédio com uma ótima fachada, bons funcionários se sua loja fica localizada em um local que não passa ninguém. Com certeza você não irá vender nada.

Com a plataforma de e-commerce é similar, por isto antes de contratar uma plataforma verifique quais são as ferramentas de SEO que possui e se os sites feitos com esta plataforma são facilmente localizados no Google.

Dê atenção a experiência do usuário (UX)

Ao contratar uma plataforma de e-commerce você deve ter em mente que quem irá navegar em sua loja virtual não será você e sim seu cliente. Sendo assim pense como ele faria para localizar um produto, dê uma atenção a seu carrinho de compras e principalmente ao processo de checkout. Se os meios de pagamento são transparentes ou se seu cliente tem que sair da sua loja para poder finalizar a compra.

Uma dica é enviar uma loja exemplo para algumas pessoas que você sabe que não tem familiaridade com lojas virtuais e pedir para eles façam um teste de compra.

Leia o contrato de prestação de serviços

E por último e não menos importante, leia o contrato de prestação de serviços ao contratar uma plataforma de e-commerce. Isto fará com que você não tenha que se preocupar com cláusulas mal interpretadas, e só assine se estiver de pleno acordo com elas.

Já tivemos experiências de clientes que nos procuraram após terem que pagar um bom dinheiro para uma plataforma que não estava funcionando para seu negócio, isto porque não leram o contrato. Tudo o que for acordado deve estar especificado.

Enfim, escolher uma plataforma é um processo que exige pesquisa de mercado e um planejamento por parte do empresário. É por isto que a DW Digital está aqui para te auxiliar nesta busca.

Quer saber mais sobre a gestão de sua loja virtual? Confira 7 ferramentas de gestão para sua loja virtual.