Muito se houve falar de teste A/B, porém ainda temos o problema de muitos gestores não saberem como usar seus resultados na prática. Existem diversas ferramentas que podem auxiliar sua empresa, website ou e-commerce a fazer estes testes, um exemplo é o uso do Google Analytics para verificar o resultado destes testes.
Em razão desta dificuldade do uso e análise de dados, decidimos falar um pouco a respeito para poder facilitar seu teste A/B. Confira abaixo:
Sumário
O que é teste A/B?
Explicando de uma forma simples, o teste A/B ou split testing, compara duas versões de uma página da internet, ou sistema, para determinar qual destas versões apresentam um melhor desempenho.
Com o resultado desta comparação, o empreendedor poderá tomar decisões comerciais importantes, gerando mais receitas a partir do tráfego de seu site ou loja virtual, coletando resultados relevantes para a estratégia de marketing.
Como funciona o teste A/B?
Em um teste A/B padrão, você irá exibir a versão A do website ou versão de “controle” para 50% dos seus visitantes e a versão variante ou versão B para a outra metade de seu público. A melhor versão ficará para aquela que apresentar uma melhor taxa de conversão.
Por exemplo, se ao testar a versão variante houver uma taxa maior de conversões, esta deverá substituir a versão A sendo assim disponibilizado para 100% de seus visitantes.
Isto significa que após os testes serem realizados a versão variante será sua nova versão de controle.
Qual deve ser o tempo de duração do teste A/B?
Para que o resultado do teste demonstre um bom resultado é ideal que ele fique ao menos ativo por dois ciclos econômicos, se não houver essa possibilidade deixe ao menos por um ciclo.
Não interrompa o teste só porque a significância estatística foi atingida, isto fará com que o resultado não seja o estimado na amostra pré-determinada. Outro ponto importante do teste é que seja implantado atualizações e aprimoramentos periódicos.
Motivos para a realização do teste A/B
Suponhamos que você crie uma estratégia no Facebook Ads e invista R$ 100,00 nesta campanha, com isto consiga que 10 visitantes cheguem a seu site. Se seu ticket médio é de R$ 25,00 e somente dois dos dez visitantes comprem seu produto, você perdeu R$ 50,00.
Porém se, em outro cenário você gastou R$ 100,00 com anúncios no Facebook Ads, e seu ticket ainda continua os R$ 25,00, porém dos dez visitantes, cinco comprem seu produto, você acaba de ganhar R$ 25,00.
Os testes A/B poderão ajudar você a descobrir insights relevantes em diversas áreas, observando a descrição dos produtos, chamadas das newsletter, banners e conteúdos do blog. Sendo também um ótimo aliado na otimização contínua de seus produtos e desempenho da loja ou website.
Conclusão
Os testes A/B são importantes principalmente para lojas e sites que tem uma quantidade de amostragem (acessos) altos, para que haja uma comparação relevante entre os resultados.
Sempre busque elementos que são relevantes para seu negócio, não adianta pegar listas prontas se o que seu site precisa é totalmente diferente desta lista.
E você, já realizou o teste A/B? Confira 6 motivos para sua estratégia de marketing não funcionar.