No post de hoje trazemos para você 7 motivos para se ter uma loja virtual e algumas dicas de como você pode começar a criar seu e-commerce.

Como descrevemos no post As tendências do e-commerce para 2023 e Custo de aquisição de clientes no e-commerce, o mercado on-line vem crescendo exponencialmente, e no decorrer dos anos muitos empreendedores decidiram abrir seus próprios e-commerces de sucesso. 

Se você já tem ou está ponderando criar sua loja virtual, você está no local correto. Continue lendo para descobrir os sete principais motivos pelos quais você deveria considerar essa decisão. Descreveremos como você pode criar um e-commerce e atrair seus clientes rapidamente para seu negócio.

Um e-commerce aumentará sua visibilidade

Diferente de um comércio físico, ao abrir uma loja virtual você não está mais limitado a um espaço físico. Você poderá literalmente vender para todo mundo e aumentar a visibilidade de seu negócio.

O aumento da visibilidade da marca já é um dos grandes motivos para se ter uma loja virtual, além de desenvolver bem seu Branding gerando uma conexão de sua marca com o mercado on-line, você também poderá ter uma visibilidade maior para seu comércio físico (quando for o caso).

Uma dica para melhorar na criação de sua marca digital é o uso de redes sociais para gerar um engajamento maior com seu provável cliente.

Eliminar as Barreiras de Geografia e Horário

Outro grande motivo para começar a vender on-line é que você pode eliminar as barreiras geográficas e de horário. Uma loja física, na maioria das vezes, está limitada a um horário comercial e seu cliente não consegue comprar após encerrar o expediente.

Já seu negócio on-line ficará aberto 24 horas, todos os dias da semana, o que significa que seu cliente poderá realizar a compra a qualquer hora e não terá que esperar por uma resposta ou serviço. Isto significa também que não haverá barreiras entre você e seu cliente, estando ele em qualquer parte do país ou do mundo, o que ajudará na expansão de sua presença comercial e alcance.

Isto já é um dos grandes motivos para se ter uma loja virtual e começar a vender on-line. Uma dica para quem começará a vender para fora do Brasil é consultar alguns guias do SEBRAE como o curso grátis Exportação: seu negócio cruzando fronteiras que te ajuda a começar a exportar seus produtos para fora do Brasil.

Facilidade na atualização

Diferente do contexto físico, mudar a vitrine de sua loja virtual é muito mais fácil e rápido. Você pode adicionar produtos facilmente, verificar novos pedidos, despachar para seu cliente, realizar uma troca e manter seus clientes informados.

É claro que para isto ser rápido e fácil é necessário escolher bem a plataforma que você irá usar e já trouxemos 7 dicas de como escolher a melhor plataforma de loja virtual.

Além deste ser um dos grandes motivos para se ter uma loja virtual, a conversão de clientes aumentará devido ao tempo de resposta e a rotatividade de produtos ou serviços em sua vitrini.

A relação ficará mais próxima com seus clientes

Ao criar sua loja virtual, você poderá criar juntamente uma plataforma para se relacionar melhor com seu cliente, seja um chat virtual ou o WhatsApp. Você poderá analisar também o feedback do seu cliente, de onde ele veio e a idade dele, algumas ferramentas como o Google Analytics e o Navegg podem ajudar a perceber qual é seu público-alvo.

Você poderá usar também ferramentas como Chat Bot e AI para filtrar e criar um atendimento mais personalizado para cada cliente de acordo com suas dúvidas.

Economizar é um dos grandes motivos para se ter uma loja virtual

Que o custo de uma loja física é maior que uma loja virtual provavelmente você já deve ter ciência, porém o que você pode não saber é que a economia ao criar uma loja virtual te livrará de taxas como aluguel, funcionários extras, manutenção física, iluminação, aquecimento, ar condicionado e outros custos.

É fato que a loja virtual também tem seus custos como hospedagem, estoque, funcionários, tecnologia, marketing digital, etc.. Porém, é exponencialmente menor que ter uma loja física.

Análises de Dados

Como explicado acima, com uma loja virtual a possibilidade de ter os KPI (Indicadores-chave de performance) é muito mais rápido, fácil e seguro do que ter estes mesmos dados por uma loja física.

Com a melhoria da tecnologia, temos diversas ferramentas e maneiras para coletar e analisar os dados valiosos sobre seus clientes, permitindo que você criar e personalizar suas estratégias de marketing e aumente a eficácia em suas campanhas e como consequência disso as vendas.

Outro ponto é que você terá um histórico de todas suas vendas desde quando começou seu negócio virtual.

Você poderá vender mais e melhor

E por último e o mais importante dos motivos para se ter uma loja virtual é que você poderá vender muito mais e melhor, ou seja, ao criar uma loja virtual tem a possibilidade de atingir mais pessoas que antes não conhecia seu produto.

Dependendo de seu nicho de mercado, você poderá criar assinaturas e com isto ter uma recorrência nas vendas.

Conclusão

Abrir uma loja virtual pode parecer um bicho de 7 cabeças, porém como explicamos no post E-commerce do zero: como iniciar uma loja virtual “as oportunidades de negócio no mundo virtual são extensas, você pode vender literalmente qualquer coisa, desde alimentos perecíveis até carros e caminhões.”

Quando se está começando do zero pode parecer bem difícil, porém abrindo uma loja virtal fará com que você tenha muitos benefícios, como aumentar a visibilidade de seu negócio, espalhar suas informações em todo o mundo, criar uma plataforma para melhorar suas relações com os clientes, coletar dados valiosos e economizar custos. 

Se você está considerando abrir sua própria loja virtual, use estas dicas para começar com sucesso. Pronto para criar sua loja virtual? Fale conosco para solicitar uma proposta.