Na matéria de hoje, falaremos sobre uma das ferramentas mais úteis e utilizadas da internet, o Google Ads e como utilizar as palavras-chave negativas eficazmente.

As palavras-chave são o elemento mais discutido e importante nas campanhas de anúncio do Google ads, porém palavras-chave negativas também são extremamente relevantes para o sucesso da sua campanha.

É importante entender o que são as palavras-chave negativa, quando usá-las, qual a relevância para sua campanha, como usá-las para identificar o público-alvo e eliminar as pessoas que não estão interessadas em nosso produto ou serviço. Confira abaixo e aprimore sua campanha de Google Ads:

O que são palavras-chave negativas?

As palavras-chave negativas são palavras ou frases usadas no Google Ads para excluir anúncios do seu público-alvo e campanha. Quando você utiliza as palavras negativas, você evita que seus anúncios sejam mostrados para pessoas que não estão interessadas em seu produto ou serviço, desta maneira evitando que seja gasto a mais com alguém que não gerará conversão para você e mostrando nas análises a realidade de sua campanha.

O grau de importância das palavras-chave negativas é o mesmo que as positivas, permitindo que você filtre os usuários, garantindo a relevância de seus anúncios a quem está realmente interessado.

Resumindo, quando você adiciona uma palavra-chave negativa a sua campanha, você diz ao Google o que ele não irá mostrar em seus anúncios e para quem ele não mostrará.

Por exemplo, ao anunciar sapatos, você poderá usar palavras-chave negativa para que seus anúncios não sejam exibidos para quem estiver interessado em comprar roupas, acessórios de modas, perfumes, etc.

Para que servem palavras negativas?

As palavras-chave negativas ajudarão no direcionamento do tráfego somente a usuários que são significativamente mais propensos a clicar em seus anúncios e gerar conversão. Isso ajudará a maximizar o ROI da sua campanha e evitará o desperdício em pessoas que não estão interessadas em seus produtos ou serviços.

Além disso, usar palavras-chave negativas ajuda a realizar anúncios mais direcionados e pode aumentar a classificação dos anúncios.

Lembrando que quanto mais você otimizar o retorno sobre investimento de suas campanhas, mais economiza e terá um retorno mais significativo em seus anúncios.

Como usar palavras-chave negativas?

Para usar palavras negativas no Google Ads, você deve acessar o menu de campanha, ir em palavras-chave, selecionar o separador “Palavras negativas”. 

Após isto, basta você criar uma lista com as palavras negativas que deseja excluir da busca, podendo também adicionar diversas palavras-chave negativas simultaneamente, separando-as por vírgula.

Como acessar as Palavras-chave negativas Lembrando que as palavras-chave negativas são ferramentas úteis no Google Ads para excluir pessoas não interessadas em sua empresa. E ajudarão no impulsionamento e no retorno de sua campanha, pois suprimem gastos com aqueles que não se converterão e mostram os resultados reais do seu anúncio.

As palavras-chave negativas também podem ser adicionadas a diferentes grupos de anúncios e campanhas, garantindo que seus anúncios não sejam exibidos para usuários que você não quer que se qualifique para seus anúncios.

O Google Ads permite a criação de diversos grupos de campanha, além é claro de campanhas diversas com focos, utilizando este método de criar diversas campanhas com palavras-chave positiva e negativa diferente, tornará elas mais acertiva.

Você poderá usar as palavras-chave negativas de diversas maneiras, e separamos algumas dicas para ajudá-lo a ter ótimos resultados com a sua campanha:

  1. Sempre relacione corretamente sua palavra-chave ao seu público alvo: isto é de extrema importância ao utilizar termos amplos ou genéricos em suas palavras-chave positivas. Por exemplo, se você estiver usando o tempo “produtos de beleza”, inclua como palavras-chave negativas termos relacionados a crianças (brinquedos, roupas infantis, etc.) garantindo que seus anúncios não sejam exibidos para elas.
  2. Antes de iniciar sua campanha, verifique os dados e informações sobre os termos que as pessoas estão usando para encontrar sua empresa. Algumas ferramentas como o Search Console, Google Analytics e Google Trends são de grande importância agora, além de que você pode utilizar o próprio Planejados de Palavras-chave do Google Ads.
  3. Caso ache que seus anúncios não estão sendo exibidos corretamente para seu público-alvo, vale a pena adicionar algumas palavras-chave negativas a sua campanha, para impedir que seus anúncios sejam visualizados por usuários irrelevantes.

Conclusão

Agora que você já sabe o que são palavras-chave negativas, para que servem e como usar, poderá direcionar o orçamento de sua campanha de marketing digital para quem está realmente interessado em seus produtos ou serviços.

A importância das palavras-chave na otimização de sua campanha vale tanto para as positivas quanto para as palavras-chave negativas, e ajudarão a economizar o orçamento de anúncios e direcionar os usuários às pessoas mais relevantes. Com as informações deste artigo, você pode começar a criar campanhas de anúncios de qualidade com palavras-chave negativas. 

Não perca mais tempo e entre em contato conosco para criar sua campanha de Google Ads hoje mesmo.