Se você possui uma loja virtual, website ou é gestor de marketing digital, provavelmente sabe ou ouviu sobre a importância na definição de personas e público-alvo para obter sucesso em suas campanhas.
O que causa muitas dúvidas em quem ouve falar sobre persona e público-alvo é diferir entre ambas ou qual a relação entre elas. Além de que após definir a diferença, fica no ar a importância da utilização destas duas ferramentas na criação de conteúdo que possa atrair pessoas certas para o seu negócio.
É de extrema importância o entendimento da diferença entre persona e público-alvo, sendo de vital importância para o sucesso de estratégia de marketing.
Após a leitura deste artigo, você aprenderá:
- definição entre persona e público-alvo apropriadamente;
- criar estratégias de marketing eficazes ao saber a definição e a serventia de cada ferramenta;
- como criar personas;
- como definir o público-alvo;
- e como usar o público alvo para criar campanhas eficazes;
E aí, pronto para começar? Vamos lá!
Sumário
Diferença entre Persona e Público-Alvo
Não é difícil para quem está entrando no mundo digital confundir persona e público-alvo, apesar de os dois termos serem muito diferentes no marketing digital.
Segundo o glossário de marketing digital produzido pela Rockcontent “Persona é personagem que representa o cliente ou consumidor ideal para um produto, ou serviço da empresa”, a persona é usada para direcionar as decisões de marketing da sua empresa.
Já público-alvo é um conjunto de pessoas que se qualificam para ter acesso a um serviço ou produto da sua empresa.
A persona em sua estratégia de marketing
Como falamos acima, persona é uma representação fictícia das pessoas que compram seus produtos ou serviços. A criação dela baseia nos dados do seu público-alvo, tendo como objetivo auxiliar a personalização da experiência do seu cliente.
Ela vai além de atributos demográficos, para a definição de persona é necessário a criação de personalidade, objetivos de vida, hobbies, desejos, motivações, etc. A persona é o retrato do cliente ideal para sua empresa, sendo usada para direcionar as decisões do marketing da sua empresa.
Esta representação fictícia é criada a partir de dados obtidos de pesquisa de mercado, que inclui dados demográficos e comportamentais.
A criação de persona é um processo que exige que você saiba quem compra seus produtos ou serviços, qual o comportamento deles, o que eles esperam de sua empresa, etc. Estas informações podem ser reunidas em torno do seu público-alvo através de características demográficas, interesses, hábitos e comportamentos.
Uma maneira de obter estes dados é por pesquisa com seus clientes e compreender melhor qual a motivação dele ao comprar seu produto.
Definindo o público-alvo
Segundo o Blog da Zendesk “Público-alvo é um segmento de consumidores ou de negócios com características semelhantes, com necessidades e desejos comuns que podem ser atendidos pelos produtos ou serviços de uma empresa específica”
Apesar, como falamos acima, a criação de personas são baseadas em dados, um público-alvo é definido a partir de uma análise dos dados demográficos, comportamentais e motivacionais.
Um exemplo, em uma definição de campanha de marketing para um e-commerce, é necessário a consideração de gênero, a faixa etária, o local de residência, o emprego, a renda, etc. para obter sucesso nesta campanha.
Para criar uma estratégia de marketing bem-sucedida, você precisa saber não apenas quem são seus usuários, mas também como alcançá-los. Você precisa entender quais meios eletrônicos eles usam, quais sites visitam, qual conteúdo consomem e quais mídias sociais usam frequentemente. A partir dessas informações, você pode criar uma lista de possíveis usuários-alvo.
Os benefícios de entender a diferença entre persona e público-alvo
Agora que você sabe a diferença entre persona e público-alvo, é importante saber quais os benefícios que isto trará ao seu negócio digital:
- Contatos mais relevantes: quando você direciona uma campanha mais eficiente para um grupo específico de pessoas, é possível criar mensagens mais relevantes e envolventes.
- Segmenta o mercado: Quando você usa os dados demográficos direcionando suas campanhas, é possível melhorar a segmentação do mercado. Possibilitando que o investimento para marketing seja mais focado, direcionando as campanhas para os segmentos de mercado que trazem melhor retorno;
- Análise do ROI: Como explicamos neste post, o Retorno Sobre o Investimento é a métrica que analisará o quanto ganhou ou perdeu em ações e a quantia que foi investida. Ao direcionar campanhas para um grupo demográfico específico, é possível analisar melhor o impacto e o retorno das campanhas, pois é possível obter dados sobre o que os usuários estão dizendo, o que estão comprando ou o que estão compartilhando.
Criando campanhas de marketing mais eficazes
Agora que você sabe a diferença entre persona e público-alvo, terá autoridade para criar campanhas de marketing mais eficazes. Use a persona que você criou para entender melhor seus clientes, as necessidades, desejos e valores com conteúdos que tenha relevância para eles.
Usando as métricas do público-alvo, você encontrará o caminho correto para encontrar onde seu conteúdo pode chegar ao seu público-alvo. Quais mídias sociais eles usam? Quais sites eles visitam? Se você souber onde seu público-alvo está, saberá onde colocar seu conteúdo.
Conclusão
Apesar de persona e público-alvo serem ferramentas totalmente diferentes, elas devem trabalhar muito bem em conjunto, você não consegue, por exemplo, definir sua persona sem saber seu público-alvo, bem como não consegue ser eficaz ao falar com seu público se não criar uma persona.
Para oferecer um conteúdo mais relevante, elas dependerão uma da outra. Personas são usadas para entender quem são seus usuários e o que eles querem, enquanto o público-alvo é usado para saber onde colocar esse conteúdo para que ele chegue à audiência-alvo.
Se você quer criar campanhas de marketing mais eficazes, não hesite em entrar em contato com nossa equipe para ajudarmos no marketing digital de sua empresa. Estamos aqui para ajudar!