A geração Z é uma geração composta por jovens nascidos entre 1997 e 2012, que cresceram em um mundo completamente digital. Eles são a primeira geração que cresceu com a internet e a tecnologia da informação.
Devido a isto, a tecnologia influencia profundamente a maneira de pensar, comunicar e interagir da geração Z com o mundo. Como esta geração adentrou no mercado de trabalho recentemente, ela se tornou um público muito importante para as empresas.
Considerando que a geração Z é uma geração muito ligada à tecnologia, existem dezenas de nichos com foco basicamente nesta geração. Isso inclui desde aplicativos de mídia social até jogos, passando por acessórios tecnológicos e produtos de moda. É importante entender que a comunicação deve ser feita considerando os valores, interesses e modo de vida da Geração Z.
Se você não sabe quais estratégias utilizar para alcançar a geração Z, não se preocupe. Existem diversas estratégias eficazes. Uma delas é o uso de influencer digital. Outra é a criação de conteúdo personalizado.
Por último, a utilização de plataformas de mídias sociais. Neste post, exploraremos algumas dessas estratégias em mais detalhes, para que você possa entender como alcançar a geração Z eficazmente e engajadora.
Sumário
Por que é importante alcançar a geração Z
Esta geração é a mais diversa e digitalmente avançada da história, por nascerem e cresceram em um mundo digita.
Eles cresceram em um mundo digital e estão sempre conectados. Segundo
De acordo com uma pesquisa da Accenture, a geração Z representa um poder de compra de US$ 44 bilhões nos EUA. A pesquisa da GWI indica que a geração Z prefere fazer compras online. Ela também gosta de retirar os produtos em lojas físicas. Ainda, aproveitam descontos especiais.
Outro ponto é que esta geração é muito influenciada pelo marketing boca-a-boca e por influencers digitais. Eles confiam mais em recomendações de amigos e do que no marketing tradicional. Se o objetivo é atrair esse público, a melhor estratégia de marketing é incluir influencers digitais.
Como criar uma estratégia de marketing para a geração Z
Como explanado acima, para atingir a geração Z você precisa entender seus valores e comportamentos. Algumas dicas ajudarão você a criar uma estratégia de marketing para este público:
Autenticidade e transparência
Gerações Baby boomer e X não são como as gerações Y (1980-1996) e Z. Estas últimas são muito céticas com a publicidade tradicional. Eles buscam por marcas que sejam autenticas e transparentes em sua comunicação.
Certifique-se da autenticidade de sua marca e dos valores em todas as interações com esta geração.
Conteúdo visualmente atraente
Como eles cresceram em um mundo visual, de telas de alta-resolução, esperam conteúdos que sejam visualmente atraente e envolvente. Ao criar as campanhas, certifique-se de que suas imagens concordam com o que eles esperam, que sejam visualmente atraentes e envolventes.
Use influencers digitais
Algumas empresas recusam trabalhar com influencers digitais. No entanto, isso é fundamental para a estratégia de marketing da geração atual.
Trabalhe com influencers que validam o perfil de seus clientes em potencial e que se comuniquem com autenticidade.
Busque as redes sociais corretas
A geração Z está presente em diversas mídias sociais. No entanto, nem todas são relevantes para sua marca. Atirar para todos os lados é a pior estratégia para uma empresa.
Busque quais são as principais redes que sua marca deve estar presente e crie conteúdos que trazem relevância.
Principais redes sociais
Instagram: gigante comprada pela Meta. É a rede social mais popular entre a Geração Z. Mais de 70% dos jovens usam regularmente. Use o Instagram para partilhar fotos e vídeos que representem sua marca.
TikTok: rede social chinesa. Está em crescimento exponencial entre o público jovem.Permite aos usuários criar vídeos curtos que podem ter música de fundo. Estes vídeos podem ser compartilhados. A plataforma está rapidamente se tornando uma das principais formas de alcançar essa geração.
YouTube: ótima plataforma para a geração Z. Não parece tanto assim com uma rede social. Proporciona criação e engajamento com conteúdos em formato de vídeo. Crie vídeos educacionais, tutoriais ou vlogs que mostre o dia-a-dia da marca e os valores.
Snapchat: O Snapchat é uma plataforma de mídia social que permite aos usuários compartilhar fotos e vídeos que desaparecem após um curto período. No Brasil, a rede social não é muito popular. Conforme a Forbes, ela tem 600 milhões de usuários mensais e 330 milhões diários em todo o mundo.
Twitter: não é tão popular entre os membros da Geração Z. No entanto, existem usuários dessa faixa etária. Logo, é possível alcançar esse grupo de pessoas com essa plataforma. Ela é um excelente meio de compartilhar notícias e atualizações relevantes de sua marca.
Influencer digitais: São pessoas com grande número de seguidores nas redes sociais. Podem influenciar decisões de compra da geração Z. Trabalhe com influencers que tenham a base de seguidores adequada ao seu público-alvo.
Ofereça experiências únicas
Eles são conhecidos por valorizar experiências únicas e imersivas. Para se conectar com esta geração é ideal oferecer algo mais do que apenas produtos ou serviços. Em vez disso, busque fornecer experiências relevantes e personalizadas que atraiam a atenção dos jovens e consumidores.
Busque concentrar em criar experiências imersivas que permitam que ao cliente desta geração interagir com a marca de maneiras novas e interessantes. Vale incluir eventos exclusivos com experiências sensoriais, como degustação de alimentos, apresentação de músicas ao vivo ou instalações de arte interativas.
Uma ideia é utilizar a tecnologia, como a realidade aumentada ou virtual. Crie experiências imersivas que transportem os clientes para um mundo completamente novo.
Oferecer experiências ajuda as marcas a se destacarem na mente dos consumidores da Geração Z. Criam um forte sentimento de lealdade a marca.
Ao fornecer experiências positivas e memoráveis, as empresas constroem relação eficiente com clientes. Esta relação pode durar muito além de uma única compra.
Conclusão
A geração Z é uma geração diversa e digitalmente avançada que representa uma grande oportunidade de negócios.
- Utilize os canais de marketing digital adequado.
- Crie uma estratégia de marketing autêntica e atrativa.
- Seja autêntico.
- Use influencer digital.
- Ofereça experiências únicas.
- Conecte-se com a geração Z.
- Aumente suas vendas.
Alcançar a geração Z pode parecer intimidante, mas se você souber onde procurar, poderá se conectar com eles de maneira autêntica e eficaz. Use esses canais de marketing digital para alcançar a geração Z e verá um aumento no engajamento e nas vendas.
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