O WooCommerce se tornou a plataforma de e-commerce mais utilizada no mundo e ultrapassou grandes plataformas como Magento, Vtex e Loja Integrada.

Sua popularidade se deve, na maioria, à sua facilidade de uso e à sua integração perfeita com o WordPress, sendo uma das plataformas de gerenciamento de conteúdo mais utilizadas no mundo. Além disso, o WooCommerce oferecer uma grande variedade de extensões e temas, permitindo que os usuários personalizem sua loja virtual de acordo com suas necessidades e preferências.

Com o crescente número de empresas que estão adotando o comércio eletrônico como uma forma de expandir seus negócios, é provável que o sucesso do WooCommerce continue a crescer nos próximos anos.

O WooCommerce acompanha o crescimento do comércio eletrônico.

Gráfico de uso de plataformas de comércio eletrônico ao redor do mundo
Gráfico de uso de plataformas de comércio eletrônico ao redor do mundo, o uso do WooCommerce é de 23%

O e-commerce é um dos maiores aliados do lojista. Como já explicamos no post Plataforma de e-commerce: 7 dicas de como escolher a melhor, é preciso considerar diversos fatores antes de escolher a plataforma para a sua loja virtual. Alguns desses fatores incluem a experiência do usuário, os objetivos de vendas e a escalabilidade do seu projeto.

Com o crescimento e popularidade das lojas virtuais, várias plataformas foram criadas para suprir a demanda do mercado e atender às necessidades dos lojistas. Entre as inúmeras opções disponíveis, o Woocommerce se destaca como uma das plataformas de e-commerce mais usadas em todo o mundo.

Segundo o site https://trends.builtwith.com/shop, o WooCommerce é responsável por mais de 23% de todas as lojas virtuais em todo o mundo. Só no Brasil, existem 684.424 lojas usando a plataforma, o que é um número impressionante. Isso mostra a popularidade e a confiança que os proprietários de lojas virtuais depositam nesta plataforma.

O que é Woocommerce?

O Woocommerce é um plugin do WordPress, o que significa que ele pode ser facilmente integrado a um site WordPress existente. Isso é uma grande vantagem para aqueles que já têm um site WordPress e desejam adicionar uma loja virtual à sua presença online. Além disso, o plugin é muito fácil de instalar e configurar, tornando a criação de uma loja virtual ainda mais simples e rápida. Espero que isso ajude!

O WordPress possui código aberto, o que significa que seu código-fonte está disponível para download gratuito por qualquer pessoa, oferecendo uma grande flexibilidade para personalizar sua loja virtual conforme as necessidades exclusivas de sua marca e produtos. Além disso, o WordPress possui uma excelente otimização para motores de busca, facilitando a localização de sua loja virtual no Google, Bing, etc.

Oferece também integração com centenas de ferramentas de negócios, como ERP, CRM, API externa, métodos de pagamento e entregas. Isso a torna altamente escalável e flexível, capaz de atender às necessidades de crescimento do seu negócio com confiança e facilidade.

Vantagens de usar a plataforma Woocommerce

Existem várias vantagens em utilizar o Woocommerce para criar uma loja virtual. Além das 5 vantagens que serão discutidas abaixo, existem ainda outras que não estão listadas aqui.

  1. Personalização: Por ser um sistema de código livre, o WooCommerce oferece infinitas opções de personalização. Você pode alterar toda a estrutura do layout, criando o design de acordo com sua preferência, e até implementar várias formas de pagamento e entrega. Isso permite criar uma experiência única para seus clientes.
  2. Flexibilidade: Assim como você pode personalizar de acordo com seu gosto, o WooCommerce é flexível e permite adicionar de inúmeras funcionalidades e recursos à medida que sua loja cresce, muitas plataformas acabam por limitar o crescimento de seu negócio.
  3. Plataforma otimizada para SEO: A plataforma deve ser totalmente adaptada para SEO e permitir que você tenha URLs amigáveis, possa criar meta title, meta description e utilizar palavras-chave, além de poder otimizar suas imagens. Esses recursos são nativos do WooCommerce e permitem a utilização de plugins que vão aumentar ainda mais os recursos da plataforma.
  4. Facilidade de uso: O gerenciamento do WooCommerce é uma excelente opção para lojistas que buscam uma plataforma intuitiva e de fácil aprendizado. O painel administrativo é didático e oferece diversos relatórios de vendas, permitindo que o lojista acompanhe o desempenho da sua loja com facilidade.
  5. Integrações: A variedade de integrações com outras ferramentas de negócios, como sistemas de gerenciamento de estoque, sistemas de pagamento e sistemas de gerenciamento de envio, faz com que a plataforma se destaque quando se trata de integração. Isso torna a plataforma altamente escalável e flexível para atender às necessidades de crescimento de uma loja virtual.

Desvantagens de usar a plataforma Woocommerce

Apesar do Woocommerce seja a plataformas de e-commerce mais populares e uma das mais confiáveis do mundo, há algumas desvantagens que os proprietários de lojas virtuais devem considerar antes de escolhê-lo. Aqui estão algumas das desvantagens mais significativas:

  1. Custo de hospedagem: O Woocommerce é uma plataforma auto-hospedada, o que significa que os proprietários de lojas virtuais precisam pagar por um serviço de hospedagem para hospedar seu site, apesar de ser mais leve que o Magento, por exemplo, ele precisa de recursos maior do que uma hospedagem compartilhada oferece.
  2. Segurança: Embora o WordPress seja uma plataforma muito segura, os proprietários de lojas virtuais são responsáveis pela segurança de seus próprios sites. Isso pode ser um desafio para os proprietários de pequenas empresas que não têm experiência em segurança de TI.
  3. Atualizações frequentes: Para manter sua plataforma segura, é necessário atualizações frequentes. Isso pode gerar um incômodo para o proprietário de lojas virtuais que não dispõe de tempo para gerenciar as atualizações frequentes da plataforma.
  4. Suporte técnico limitado: Apesar de a comunidade do WordPress ao redor do mundo ser muito grande e a documentação do WooCommerce ser extensa, não há uma empresa por trás do WooCommerce responsável por administrar a loja. Isso pode ser um desafio para proprietários de pequenas empresas que precisam de suporte técnico em tempo real.

Embora essas desvantagens possam ser significativas para alguns proprietários de lojas virtuais, é importante notar que o Woocommerce ainda é uma plataforma de comércio eletrônico muito popular e confiável. Cada empresa deve avaliar as suas necessidades e recursos antes de escolher a plataforma certa para sua loja virtual.

Conclusão

É fato que o Woocommerce é a plataforma de e-commerce mais popular e confiável do mundo. Ela oferece diversas vantagens para os lojistas e desenvolvedores, incluindo personalização flexível, ótimo SEO, centenas de integrações, facilidade de uso e segurança.

Apesar de algumas desvantagens, ela ainda é uma ótima escolha para o pequeno, médio ou grande lojista. Se bem estruturada será uma máquina de vendas em pouquíssimo tempo.

Se você está procurando uma plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual, o Woocommerce é uma excelente escolha. Somos especialistas no desenvolvimento de lojas virtual em WooCommerce. Entre em contato conosco para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a criar a loja virtual perfeita para sua empresa usando o Woocommerce.