O crescimento do e-commerce são animadores para quem deseja começar uma loja virtual. Conheça as tendências do e-commerce para 2023.
Com o início da pandemia do Coronavírus em janeiro de 2020, o mercado digital, principalmente o e-commerce cresceu exponencialmente. Segundo um levantamento feito pela CupomValido, o Brasil liderou o ranking de crescimento das vendas online no ano de 2022, com 22,2%. Além disso, a estimativa é de que entre os anos de 2022 e 2025 o mercado de compras on-line cresça mais 20,73% ao ano.
De acordo com este mesmo estudo, o país possui expectativa de crescimento quase duas vezes maior que a média mundial, sendo de 11,35%, ultrapassando países como Japão (14,7%), Estados Unidos (14,55%) e França (11,68%)
Este crescimento acelerado do comércio eletrônico fez com que muitos empreendedores se perguntassem qual seria o futuro deste mercado. Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais tendências do e-commerce para 2023. Aqui você descobrirá o que esperar para sua loja virtual em 2023.
Sumário
Os números do e-commerce mundial
Os números do e-commerce mundial e seu crescimento aqui no Brasil são cada vez mais animadores para quem deseja começar e investir em uma loja virtual. Segundo a Ebit, as vendas do e-commerce no Brasil cresceram 41% para R$ 87,4 bilhões na comparação com 2019, impulsionado pelo aumento do número de pedidos e pela maior contribuição das compras por telefone celular.
Este crescimento veio para ficar, e a tendências do e-commerce para 2023 é que este número cresça ainda mais nos próximos anos. As espectavas de crescimento para o comércio eletrônico brasileiro é de 185,7 bilhões em 2023, segundo a ABComm.
O crescimento do e-commerce pode ser atribuído ao uso crescente da tecnologia e da internet, tornando o processo de compra mais fácil e conectando empresas e consumidores de todas as partes. Nesse cenário, uma série de novas tendências surgem e se tornam fundamentais para manter a competitividade no mercado.
As tendências do e-commerce para 2023
Algo que estamos presenciando há alguns anos e continuará como tendências do e-commerce para 2023 é a experiência do usuário. A personalização dos produtos ao público-alvo, por meio de recomendações de produtos, marketing direcionado e anúncios personalizados, é cada vez mais frequente nos sites de e-commerce. Os consumidores querem que suas necessidades sejam atendidas de forma rápida e direta, e a personalização da experiência de compra é uma ótima maneira de fazê-lo.
Um case que temos é a Pet Name, que inovou a maneira como seus produtos são apresentados para o cliente através da personalização de produto.
Outra tendência em ascensão é a Inteligência Artificial a serviço dos consumidores. A IA pode ser facilmente usada para oferecer recomendações personalizadas e adaptadas ao comportamento do usuário, simultaneamente, em que ajuda a prever necessidades e tendências futuras.
No próximo ano, os principais players de e-commerce apostarão na IA para melhorar seus serviços de chatbot e oferecer meios de comunicação mais rápidos e eficazes para seus clientes. Além disso, a IBM acredita que até 2023 a Inteligência Artificial poderá ser usada para ajudar a prever e entender melhor o comportamento dos consumidores.
Omnichannel: integração de canais de venda
Outra tendências do e-commerce para 2023 é o Omnichannel, que visa integrar os canais de venda físicos e online para oferecer uma única experiência de compra ao usuário. Esta estratégia, que já está sendo aplicada em empresas de todos os tamanhos, permite que os compradores tenham interoperabilidade entre os canais de venda, de modo que todos possam ser acessados de qualquer lugar.
Essa estratégia de Omnichannel oferece mais possibilidades para os usuários. A possibilidade de encontrar produtos na loja física e online, oferecer diferentes métodos de pagamento, incluindo cartões de crédito, débito e cupons de desconto, ou o recebimento de encomendas em casa, ou em lojas próximas são atrativos para os compradores. Esta estratégia também tem um impacto na satisfação do cliente com a loja virtual.
Além disso, a Omnichannel permite que as lojas online sejam monitoradas de perto. As análises de dados permitem que os gerentes de e-commerce acompanhem a atividade, vendas e tendências de compra de seus consumidores, assim como criem estratégias para aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes. Com esse tipo de estratégia, é possível prever as tendências de compra, monitorar o comportamento do usuário e oferecer um melhor atendimento ao cliente.
Portanto, para sua loja virtual, 2023 pode ser o ano em que você implementa a estratégia de Omnichannel para oferecer uma experiência de compra única e satisfatória aos seus clientes. Integrando o e-commerce e a loja física, com novos métodos de pagamento, análise de dados e um bom atendimento, você poderá criar um vínculo ainda maior com seus usuários, aumentando assim seu faturamento.
Conclusão
Não queremos fazer um exercício de futurologia, porém os especialistas de mercado acreditam que o potencial de crescimento nos próximos anos é enorme. É importante lembrar que o e-commerce é um setor em constante evolução, então é importante se manter atualizado sobre novas tecnologias, tendências e inovações que possam surgir, especialmente aquelas relacionadas ao uso de Inteligência Artificial e UX.
Os lojistas que acompanharem as tendências do e-commerce para 2023 estarão melhor equipados para aproveitar todas as oportunidades de crescimento no mercado de e-commerce.