Sumário
O que é KPI
O KPI é uma sigla em inglês que significa Key Performance Indicator (Indicadores-chave de performance). É uma ferramenta de extrema importância para seu negócio que tem como objetivo analisar os principais indicadores de um negócio ou empresa.
Quando você quer saber quais são os principais indicadores para seu negócio ter sucesso você encontra as respostas no KPI.
Com estes indicadores você consegue acompanhar os números e resultados que sua loja virtual obteve e o que agrega ou não valor a sua estratégia de marketing.
É este acompanhamento das KPIs que permitem ao gestor de marketing e equipes saibam exatamente o que está funcionando, o que precisa de mais atenção e o que precisa ser ajustado.
Para dar aquela mãozinha, neste artigo iremos ensinar:
- Quais dados analisar;
- Como analisar estes dados;
- Quais são as principais métricas para analisar em sua loja virtual.
Analisando os dados de seu e-commerce
Antes de você abrir seu Google Analytics e sair “caçando” diversos dados que no momento pode não fazer sentido para você, o ideal é saber primeiro quais dados analisar e como analisar estes dados.
Quais dados analisar
O planejamento deve sempre estar em mente e qual o objetivo com estes dados. Primeiro você deve definir onde está e onde você quer chegar, depois disto você determinar o que medir.
Quer um exemplo de KPI?
Você acabou de lançar sua loja virtual e ainda ela não é reconhecida pelo público, ainda requer que o Google saiba quem é você e o que você vende.
Seu primeiro objetivo deve seu o de levar tráfego para a sua loja, pois sem tráfego não há conversão, fato!
Então, sua primeira métrica a analisar será o tráfego do site. Mas isto não impede que você analise outros dados como a taxa de conversão, porém a taxa de conversão neste momento deverá ser seu KPI secundário. Com o tempo e trabalho com certeza ele passará a ser seu KPI primário.
Como analisar os KPIs
Já traçou seu objetivo? Mão na massa, vamos entender como analisar estes dados.
São muitos os indicadores-chaves para você avaliar e no primeiro momento você poderá ficar perdido no Google Analytics. Porém o objetivo deste post é o de mostrar para você que quando você filtra seu objetivo se torna mais fácil analisar estes KPIs.
Nossa primeira dica é instalar o Google Analytics e o Search Console em seu site, estas duas ferramentas têm as principais métricas para sua loja.
Feito isto basta verificar as principais métricas para seu e-commerce.
Principais KPI para analisar em seu e-commerce
Você tem que ter em mente que cada empresa pode ter alguns dados diferentes a serem analisados, porém tem alguns KPI que são a base para uma loja virtual bem sucedida. Confira:
Tráfego da loja
O tráfego de sua loja é essencial para entender se os possíveis compradores estão visitando sua loja virtual, tem que haver um trabalho considerável para trazer acessos para seu e-commerce. Só colocar sua loja virtual no ar não é suficiente para trazer tráfego para ela. Existem diversas maneiras de levar tráfego para sua loja e o investimento em marketing digital é essencial para o sucesso de seu e-commerce. No Google Analytics esta métrica é denominada sessão e normalmente está no dashboard principal do Google Analytics.
Canais de aquisição
No Google Analytics tem uma métrica muito interessante que é o canal de aquisição. Nesta métrica você irá analisar quais são os canais que o usuário de sua loja acessou, por onde eles estão vindo e quantos estão se transformando em conversões; Supomos que uma loja virtual queira entender quantos clientes e acessos vieram pelas redes sociais e qual a porcentagem de conversão por este canal. Desta forma você saberá se é interessante investir mais neste canal ou em outro.
Taxa de conversão
Como dito anteriormente, este é um dos principais senão a principal métrica para a maioria dos lojistas. Seu cálculo é bem simples dentro de uma loja virtual: basta dividir o número de vendas pelo total de visitantes da sua loja. Esta métrica está ligada diretamente com a quantidade de visitas do seu site. Desta forma é mais simples entender o quão importante os acessos de sua loja. Se você quer saber como aumentar o acesso de sua loja fale conosco.
Abandono do carrinho
Nós sempre recomendamos a nossos clientes o uso de sistemas de recuperação de carrinho como o iGoal, CartStach ou o ShopBack. Porém não basta instalar uma ferramenta e não analisar o abandono do carrinho. Esta métrica é fundamental para entender o comportamento do seu cliente e a experiência da compra, como está a interface do site, o que causou o abandono do carrinho, se o frete está muito alto, entre diversas métricas que você pode analisar com o abandono do carrinho.
Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
Saber o quanto um novo cliente custa é fundamental para a saúde de uma empresa, seja ela física ou virtual. Com estes dados você saberá o quanto investir em marketing para adquirir novos clientes ou fazer um sistema de pós venda. O cálculo do CAC é simples: basta dividir a soma dos investimentos para adquirir um cliente, pelo número de clientes conquistados em um determinado tempo. Por exemplo, se você gastou R$ 100,00 e conseguiu 2 clientes seu CAC é de R$ 50,00, ou seja, a cada R$ 50,00 investido consigo 1 cliente novo, desta forma você saberá o quanto investir por campanha.
Ticket médio
Esta KPI mostra também o comportamento do seu consumidor, pois ele está ligado ao valor que seu cliente gasta na sua loja. O cálculo do ticket médio também é bem simples e depende de dois outros fatores, o total faturado e o número de pedidos. Considere, por exemplo, que sua loja virtual atendeu 20 clientes e vendeu um total de R$ 10.000,00 em um dia. Dividindo os 10 mil pelos 20 clientes, você chegará ao ticket médio de R$ 500.
LTV (Lifetime Value)
O LTV é a KPI que mostra o lucro que o cliente irá gerar para você em todo o tempo em que ele esteve com sua empresa. Ou seja, o quanto ele gerou de lucro e o quanto foi necessário de investimento nele por todo este tempo. Para fazer o cálculo do LTV você precisa multiplicar o ticket médio pelo tempo de relacionamento e pelo número de compras realizadas. O grande benefício de medir o LTV da sua loja virtual é saber como planeja estratégias e ações em longo prazo além de saber os padrões de compras de seus clientes para realizar estratégias baseadas nestes dados.
ROI
A métrica ROI “Return on Investment” ou em português Retorno Sobre o Investimento, é a métrica que está 100% atrelada a suas ações de marketing. É neste KPI que será analisado quais ações estão dando retorno e quanto. O ROI é de extrema importância para você analisar o quanto ganhou ou perdeu em ações e a quantia que foi investida. O cálculo é simples: ROI = (Receita - Custo) / Custo x 100
Taxa de rejeição
Esta métrica muita das vezes fica de lado ao analisar um todo. Porém é uma métrica importante e revela a interação do usuário com sua página, o que envolve o tempo que ele ficou em uma determinada página e os links que ele clica, além de que revela se ele navegou pelo site. Em uma loja virtual esta métrica é de extrema importância, pois na loja existem diversos produtos, categorias e o principal, o funil de vendas. A taxa de rejeição simboliza que ele entrou em uma página e não navegou no seu site, ou site entrou e saiu pelo mesmo lugar. Isto pode significar alguns coisas: Entrou na página por engano e seu site não interessa para ele; Seu site está lento e a pessoa não conseguiu navegar no site; A usabilidade está comprometida; Seu site não passe confiança; É claro que tem outros itens que pode fazer com que a pessoa saia de uma determinada página sem navegar, porém se houver um aumento muito grande desta métrica recomenda-se uma análise mais detalhada do site.
Conclusão
Um e-commerce gera a possibilidade de metrificar tudo. Porém, o ideal é que se tenha dados chaves para analisar de uma forma inteligente economizando tempo e dinheiro investido.
E para ajudar você a gerenciar ainda melhor sua loja virtual, dê uma olhada nestes artigos também:
- Gestão de e-commerce: 7 ferramentas para sua loja virtual
- Loja virtual: Por que devo investir neste modelo de vendas?
- Home Office: 7 dicas de como gerenciar e-commerce em casa
E você, quais métricas julga importante na estratégia do seu e-commerce? Conte aqui nos comentários.