Marketplace é um modelo de negócio, que faz parte do Brasil desde 2012, é uma espécie de “Shopping Center” virtual.

É uma ferramenta vantajosa para o consumidor, visto que reúne diversas marcas e lojas em um mesmo lugar, o que auxilia na busca do melhor produto, pelo menor preço!

Um pouco de contexto histórico

O primeiro Marktplace foi criado ainda nos primórdios da internet, esta empresa ainda ainda existe e continua muito forte. O eBay foi criado no ano de 1995 com o nome de AuctionWeb, este nome durou até o ano de 1997 e foi alterado para o que conhecemos hoje.

Esta plataforma possui vendedores em todo mundo, sendo seus principais nos Estados Unidos, Hong Kong e China.

Segundo a Wikipedia “O eBay possuía mais de 181 milhões de membros registrados em todo do mundo ao fim de 2005 e tem por finalidade fornecer uma plataforma global de negociações, onde qualquer pessoa pode negociar qualquer coisa.”.

Marketplace no Brasil

No Brasil a história é recente, as vendas começaram entre o ano de 2001 e 2005 com o Ebazar sendo comprado pelo Mercado Livre e abertura do capital do Submarino. Outro destaque foi a compra da Shoptime pela Americanas.com.

Marketplace No Brasil | O Que é Marketplace? | E-commerce

Alguns exemplos de empresas que atuam neste segmento temos: Amazon, Mercado Livre, OLX B2W, Walmart e Bom Negócio.

Top 50 Marketplaces Brasil | O Que é Marketplace? | E-commerce

Porque o Marketplace é tão popular?

Porque basicamente estas lojas já estabilizadas lhe oferece um espaço para que você divulgue seus produtos ali, mediante uma pequena porcentagem de seus lucros.

Devo vender em Marketplace?

Na maioria dos casos a resposta seria sim, porém vender em marketplace não é para todas as empresas, não a princípio. Se por exemplo, seu produto tem uma margem de lucro muito baixa, tem que se levar em conta que ao vender usando esta ferramenta uma parte do seu lucro ficaria comprometido sendo necessário um remanejamento no preço o que poderia encarecer o valor final ficando inviável para o cliente.

Por outro lado, se você tem uma margem razoável de lucro e oferece um valor competitivo, é aconselhável cadastrar seus produtos em alguns marketplace.

O Marketplace pode ser considerado um atalho para levar seu produto ao encontro de seus clientes, mas não podemos descuidar de seu negócio, por isso é tão importante investir em ter sua loja virtual.