São diversos os fatores que podem levar ao abandono do carrinho em sua loja virtual, porém com toda certeza o valor do frete é um dos principais agravantes na decisão de compra no e-commerce.

Quando um cliente ou possível cliente toma a decisão de compra seu produto ele já passou por algumas etapas como:

  • Identificar o produto que ele deseja;
  • Buscar este produto no Google;
  • Localizar sua loja;
  • Verificar se realmente o produto em sua loja que ele está é o que ele precisa;
  • Colocar o produto no carrinho;
  • Colocar o CEP dele…;

São no mínimo 6 entre a escolha do produto e a inserção do mesmo no carrinho, porém aí entra um dos principais fatores que levará este cliente a compra seu produto ou abandonar o carrinho, o frete.

Abandono do carrinho por causa do frete

Segundo estudo da E-commerce Radar, no ano de 2017 cerca de 82% dos consumidores brasileiros desistiram de comprar e se formos relacionar no mesmo estudo, 60% da taxa de abandono foi devido ao custo com frete ou taxas.

Esta divergência é maior ainda quando dividimos o Brasil em regiões. Os consumidores das regiões Norte e Nordeste têm uma desistência de 60% a mais que as regiões Sul e Sudeste, isto se dá devido à distância dos centros de distribuição das lojas online.

Vá além do frete!

Infelizmente muitos são os lojistas que se rendem a esta “realidade” do mercado brasileiro e acabam por deixar muito dinheiro na mesa.

São várias as táticas que podem levar seu e-commerce a vender muito mais, além do valor do frete.

Em nossas consultorias de e-commerce sempre recomendamos a nossos clientes trabalharem com sistemas como a Frenet ou o Melhor Envio, que além de facilitar na hora da configuração do frete ajuda você e seu cliente a reduzir o custo do envio.

Abaixo listamos alguns itens que você pode implantar hoje mesmo em seu e-commerce e ter um impacto menor na hora do frete.

Ofereça a opção de Retirada na loja

A primeira opção para se ter um custo zero para você e uma opção a mais para seu cliente é o de oferecer a retirada na loja.

Além de ser uma opção de zerar o frete, pode ser uma estratégia de marketing, pois quando o usuário vai até sua loja poderá ter uma nova venda.

Uma dica para quem não possui uma loja física é trabalhar com algumas Startup que oferece a possibilidade de você enviar seu produto até eles e o cliente poder retirar por lá.

Acomode o produto na embalagem

A embalagem é um ponto importantíssimo na hora de enviar seu produto, além de oferecer uma embalagem personalizada, recomendamos que ela seja ideal para seu produto.

Se você vende uma caneca, por exemplo, não envie seu produto em uma embalagem do tamanho de uma caixa de sapato, pois além de não causar uma boa impressão ao cliente fará com que haja aumento do custo ao enviar este produto.

Adicione novos fornecedores de frete

Graças ao crescimento do e-commerce nacional o mercado já possui algumas transportadores que são especialistas em atender o comércio eletrônico.

Por isso, recomendamos estudar opções de empresas que possam atender com melhores pontos de distribuições, valores mais competitivos e entrega especializada.

Algo que é interessante de se fazer é uma varredura da sua loja pelo Google Analytics e ver quais são as regiões com uma conversão menor e calcular o valor do frete para estas localidades.

Ofereça frete grátis

Por último e não menos importante, ofereça frete grátis.

Você pode utilizar algumas estratégias e promoções que darão ao cliente o benefício do frete grátis em compras a partir de um determinado valor.

Isto fará com que o ticket médio aumente e a taxa de abandono do carrinho caia.

Insira este chamado no carrinho avisando seu cliente que faltam tantos reais para ele ganhar frete grátis.

Conclusão

O frete pode ser o grande vilão e estar jogando o abandono do carrinho lá no alto, porém você pode reverter este cenário utilizando algumas estratégias tanto para diminuir o valor da entrega quanto para criar algumas estratégias que ajudarão você a vender mais.

E você, implantou uma destas dicas em sua loja virtual? Confira estas 7 dicas de como gerenciar e-commerce em casa.