Com a evolução tecnológica, os métodos de pagamento estão cada vez mais diversos, atendendo diferentes necessidades e se modernizando – e os empreendedores precisam se atentar a estes detalhes. O Pagamento por QR Code, por exemplo, é uma novidade bastante atrativa, que vem se desenvolvendo há algum tempo.

Por isso, entender como funciona esse método de pagamento e os cuidados que precisam ser tomados é o modo de implementá-lo no seu negócio com segurança e transmitir essa informação aos clientes, otimizando ainda mais as compras.

O que é QR Code e como funciona?

O QR Code é uma evolução do código de barras, pois consiste em um gráfico 2D que pode ser lido pelos leitores de códigos e de Qr Code, câmeras de celulares e por meio de aplicativos específicos.

Este código foi criado 1994 no Japão, inicialmente para catalogar carros na indústria automobilística. 

A partir dos anos 2000, o QR Code começou a ser utilizado na linguagem dos celulares, permitindo que o aparelho fizesse a leitura do código.

Ao longo do tempo, o QR Code começou a ser utilizado no mercado publicitário para ações diversificadas, como em ações de realidade aumentada, e vem conquistando cenários diversos de atuação, sendo cada vez mais otimizado.

Diferenças entre o código de barras e o QR Code

A representação gráfica é a primeira diferença. O código de barras é composto por uma numeração e faixas escuras e a leitura é feita por um scanner com luz vermelha. 

Neste caso, o aparelho faz a leitura e transfere as informações para o computador, convertendo tudo em números e baseado no código emite as informações para as pessoas.

Já o QR Code é composto por uma série de caracteres e códigos que são codificados em uma imagem com formato quadrado e possui uma alta capacidade de armazenamento de dados, e pode ser criado por meio de aplicativos e computadores.

Para conseguir utilizar o código, com foco na leitura, as pessoas precisam de um celular com câmera, pois ao apontar o aparelho para o Qr, a leitura é feita e, posteriormente, ocorre o redirecionamento para a página vinculada à imagem.

Além da praticidade e expansão no uso, visto que qualquer um com celular pode realizar a leitura do material e ser redirecionado a sites/aplicativos, bem como concluir uma operação – como é o caso do pagamento e transferências financeiras -, este modelo de código possui alguns benefícios interessantes, como:

  • Mais segurança;
  • Resposta rápida;
  • Fácil leitura;
  • Menos erros.

Com muitos ganhos interessantes para o dia a dia, algumas áreas utilizam o código como método de pagamento, algo que ajuda a diferenciar o negócio perante os concorrentes e torna o processo de pagar mercadorias e serviços mais simples e prático.

QR Code como método de pagamento

Os avanços da tecnologia permitem cada vez mais facilidades em transações diversas e, com isso, pagamentos e recebimentos podem ser feitos através do QR Code. 

Assim, as compras online podem ser concluídas com mais facilidade, visto que o check-out pode ser feito com a leitura de um simples código, concluída a operação. 

Inclusive, mesmo as lojas físicas podem aderir esse método de pagamento nas maquininhas, evitando a necessidade de levar cartão aos estabelecimentos e operações com contato.

Isto posto, empresas de consultoria ambiental Campinas, por exemplo, podem disponibilizar este sistema de pagamento para os seus clientes, visando oferecer além de um excelente serviço, mais praticidade no dia a dia.

Para isso, os estabelecimentos que desejam utilizar esta opção para pagamentos precisam escolher uma carteira digital para que as transações aconteçam por meio desta codificação e sejam direcionadas a essa conta – afinal, o leitor é só um intermédio.

As empresas de empréstimo INSS simulação, por exemplo, podem criar o seu QR Code em sites específicos e disponibilizá-los aos clientes a cada nova operação, gerando uma imagem para a movimentação de forma ágil e segura.

Sendo assim, investir tempo e capital para implementar o QR Code no seu negócio é uma forma de se destacar perante os concorrentes, tendo um método de pagamento moderno e prático.

Benefícios em utilizar o QR Code como método de pagamento

Existem muitos ganhos ao usar o QR Code para os pagamentos no seu negócio. Os principais são:

  • Praticidade nos pagamentos;
  • Economia de custos para as empresas;
  • Rapidez nos pagamentos;
  • Mais segurança, comparado a outros métodos;
  • Integração e agilidade.

Estes são benefícios que tornam o QR Code como método de pagamento um excelente investimento para o negócio.

Inclusive, exatamente por esses motivos o uso do QR Code para pagamentos tem ganhado atenção, com os empreendedores buscando informações a respeito, visto que traz vantagens competitivas em operações online e físicas.

Isso também é importante porque a tendência é que esta forma de pagamento tenha cada vez mais adeptos por conta da facilidade e segurança que o método oferece para ambas as partes.

Isto posto, o método de QR Code para pagamentos pode ser utilizado por diferentes segmentos, sendo bastante democrático. 

Assim, desde um estabelecimento na área de alimentação, até uma Construtora casas alto padrão podem facilitar o processo de pagamento por meio dessa tecnologia.

Cuidados importantes com o uso de QR Code

A segurança é algo crucial para qualquer transação financeira, e muito desejada por clientes e empreendedores. 

Por esse motivo, as empresas precisam ter alguns cuidados para que a experiência dos clientes ao utilizar este método de pagamento seja a melhor possível.

Por ser um método novo, é fundamental informar-se acerca dele (bem como esclarecer a dúvida dos clientes) e se proteger de golpes com códigos errados que podem gerar roubo de dados, por exemplo.

Um detalhe importante para os consumidores é nunca fornecer dados pessoais.

Ao utilizar o QR Code para pagamento verifique o endereço e domínio se está com as informações corretas, veja se foi enviado por um remetente confiável e tenha atenção sob qual o endereço que você está sendo direcionado antes de concluir a operação.

O empreendedor na área de Drenagem de taludes e encostas e de diversas áreas também precisa ter cuidados com relação a fraudes de QR Code, principalmente com golpistas que podem clonar o QR Code e utilizar para continuar aplicando golpes, demandando atenção aos sites e maquininhas de pagamento.

Utilizar bons sistemas e sempre verificar os certificados de segurança são fatores cruciais nesse processo e garantem mais seguridade nas operações.

QR Code impresso, quais cuidados ter?

Alguns estabelecimentos podem colocar o QR Code impresso para que as pessoas possam acessá-lo rapidamente e facilitar ainda mais as operações.

Neste caso, algumas atenções também são necessárias e, para manter o código legível e em boas condições, é necessário:

  • Evite plastificar o código, pois isto pode atrapalhar a leitura;
  • Coloque o QR Code em local de fácil acesso e visualização;
  • Disponha o Qr Code em um acrílico;
  • Verifique se o reflexo de luzes não prejudica a leitura;
  • Não dobre o papel com o código para não interferir na leitura;
  • Se o material for prejudicado, imprima novamente o QR Code;
  • Invista na impressão colorida para facilitar a identificação na máquina.

Com estes cuidados, os empreendedores podem utilizar o QR Code para os pagamentos em seus estabelecimentos com ainda mais praticidade, oportunizando o destaque no mercado.

Isso porque os investimentos em métodos de pagamentos aliados à tecnologia são maneiras de se diferenciar dos concorrentes e mostrar aos clientes que você está sempre atualizado, também melhorando a experiência em lojas físicas e online.

Nesse contexto o QR Code se destaca, pois pode ser utilizado em diferentes segmentos, ou seja, um empreendimento de reaproveitamento de cavaco de usinagem, por exemplo, pode oferecer esta opção para os clientes realizarem os pagamentos.

Como o QR Code pode ser implementado nas empresas?

O QR Code pode ser programado para exibir diversas informações a partir do seu acesso, algo que permite inúmeras possibilidades para as empresas.

Assim, é possível utilizá-lo para campanhas de marketing, pagamentos, para orçamentos de prostatectomia robótica custo, parte financeira, entre outras possibilidades.

No código é importante conter informações que sejam de interesse do público, ou seja, o direcionamento que o código proporciona pode apresentar informações como: 

  • Dados dos produtos ou serviços;
  • Informações da empresa;
  • Explicações sobre pagamentos;
  • Direcionamento para sites.

Esta diversidade de dados é possível, graças à capacidade do QR Code em armazenar as mais diversas informações, como apresentado ao longo do artigo.

Já a geração do código pode se dar por aplicativos apropriados, pela própria plataforma de pagamento ou por um gerador criado para a marca.

Vantagens do QR Code para as empresas

A implementação do QR Code nos negócios rende ganhos interessantes para as companhias. Conhecer algumas delas pode ajudar a decidir se vale a pena ter um QR Code, por exemplo, em uma empresa nacional logística.

O primeiro ponto positivo é a melhora na experiência do usuário. Isto é perceptível em várias etapas, desde a apresentação do produto até o momento do pagamento, mostrando ao cliente que a empresa está atenta às inovações do mercado e em agilizar os processos.

A praticidade para ambas as partes é outro benefício interessante. Para o cliente, o pagamento rápido e descomplicado faz toda a diferença para concluir a compra. Já as empresas, informações sobre os produtos e serviços se dão de modo simples e rápido.

Considerações finais

Com a evolução tecnológica, os aplicativos de bancos e as carteiras digitais permitem que as pessoas possam pagar sem a necessidade de estar com um cartão de crédito, por exemplo.

Com esta possibilidade, as vendas e prestações de serviços podem aumentar, pois mesmo quem não está com cartão em mãos poderá negociar com as empresas e concluir operações financeiras online e em estabelecimentos comerciais.

Nesse cenário, o QR Code para pagamentos se destaca por tornar o processo mais ágil, simples e rápido, algo fundamental para conquistar e fidelizar os clientes de uma empresa de vigilante em Londrina e de outros segmentos.

Estas são algumas das vantagens que o QR Code pode agregar no seu negócio. Para os iniciantes, buscar ajuda profissionais com conhecimento no desenvolvimento de QR Code é importante para conhecer mais sobre esta tecnologia e, assim, ter um código que possa ser utilizado, destacando o empreendimento.

Portanto, investir no uso do QR Code para pagamentos e outras necessidades do seu negócio é uma maneira de agregar mais praticidade, rapidez e conseguir excelentes resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.