Você já ouviu falar em MVI? Conhecido também como Marketing de Visibilidade, essa estratégia pode ser utilizada com muita qualidade no e-commerce, negócios de vendas no ambiente virtual. 

Basicamente, essa estratégia visa aumentar a visibilidade da empresa, assim como sua autoridade no mercado virtual, melhorando a identificação da marca.

Isso é importante porque agrega credibilidade à empresa diante da concorrência, além de atrair novos clientes para um negócio. Ficou curioso em saber mais sobre esse assunto? Prossiga a leitura do artigo a seguir! 

Primeiro, o que é o marketing digital para e-commerce?

Ao falarmos sobre o e-commerce, estamos nos referindo a um negócio que realiza vendas no ambiente digital. Essa é uma realidade, já que, cada vez mais, os clientes estão optando por realizar compras pela internet. 

Diante disso, o número de empresas que estão na rede é muito grande e, por isso, os e-commerces precisam buscar estratégias de marketing digital para atrair os clientes e obter um diferencial diante do mercado, cativando e fidelizando esses usuários. 

Por exemplo, pense em uma Loja de tecido para patchwork. 

Nesse caso, é essencial buscar técnicas do marketing digital que sejam focadas em atrair e fidelizar os clientes que tem interesse ou necessidades nesse tipo de negócio, identificando se o objetivo é o mercado geral ou, neste caso, empresas.

Com isso, é possível identificar quais tipos de campanhas criar e quais locais que devem ser veiculadas para trazer um melhor resultado. 

Do mesmo modo, é possível pensar na estrutura de um conteúdo, abordando as dores que são mais comuns em empresas que demandam o uso da impressora, e como sua empresa pode ajudar nesse contexto.

Dito isso, as vantagens em investir no marketing digital para o seu negócio são:

  • Aumentar a visibilidade dos produtos e serviços;
  • Captar novos clientes;
  • Melhorar o relacionamento da empresa com o cliente;
  • Divulgar a marca com mais qualidade;
  • Alcançar públicos mais adequados para o negócio;
  • Obter mais relevância diante da concorrência. 

Mas, para que esses benefícios sejam alcançados, quais são as estratégias que podem ser aplicadas?

Estratégias do marketing digital para o seu negócio

O marketing digital se consolidou nas empresas de e-commerce e naquelas que possuem loja física, mas que desejam estar na rede. 

Diante disso, foi necessário desenvolver algumas estratégias, como:

  • Uso das redes sociais;
  • Investimento no marketing de conteúdo;
  • Inbound marketing;
  • Disparo de email-marketing;
  • Estratégias de SEO. 

1. Redes Sociais

É impossível falarmos em marketing digital e marketing de visibilidade sem citarmos a importância das redes sociais. 

Diariamente, são milhões de acessos e pessoas que estão em busca de posts relevantes, novos produtos e serviços. 

Empresas que não utilizam redes sociais perdem a chance de obter novos clientes e fazer novos negócios e vendas. 

Por isso, pequenas, médias e grandes empresas, como uma que trabalha com  Cabo de aço inoxidável, precisam estar no ambiente das redes sociais, criando conteúdos que sejam atrativos ao cliente. 

2. Marketing de Conteúdo e Inbound marketing

É neste mesmo contexto que podemos destacar a importância do marketing de conteúdo, que trabalha de forma específica nesse levantamento de conteúdos e na produção de materiais que, de fato, sejam relevantes para a empresa e audiência, aumentando o potencial de conversão.

A técnica do marketing de conteúdo pode se integrar também ao Inbound Marketing, que é o marketing de atração. 

Por exemplo, uma empresa que trabalha como Torno cnc com ferramenta acionada e deseja ganhar mais autoridade para a marca, maior visibilidade do negócio e ser uma referência no mercado, pode criar materiais e campanhas diversas para alcançar o público e criar essa relevância/visibilidade. 

A partir da delimitação desses objetivos, as técnicas do marketing de atração são utilizadas criando podcasts, conteúdo textual para o blog da empresa, infográficos, fotografias, vídeos e outros materiais que chamam a atenção dos usuários.

3. E-mail marketing

Outra técnica que se associa ao marketing de conteúdo e ao Inbound Marketing é o disparo de email-marketing para nutrir os seus leads. 

O lead é um cliente em potencial, que tem interesse sobre temas que são relacionados ao seu negócio.

Por exemplo, o tema de interesse do cliente pode ser de um Curso de excel presencial em bh. Nesse caso, sua empresa prepara um conteúdo relevante sobre o assunto e envia por email. 

Essa é uma forma de nutrir esse lead e de mostrar que sua empresa tem conhecimento sobre o assunto.

Por se tratar de um canal mais “restrito”, o e-mail traz mais confiança e indica uma certa relação/credibilidade com a marca. Assim, os materiais podem ser ainda mais direcionados e otimizados.

4. Uso de SEO

Por fim, vale a pena destacarmos as estratégias de SEO, que abarcam diversas práticas para melhorar a experiência do usuário e tornar a página referência para os mecanismos de busca.

Uma das estratégias de SEO mais conhecida é a otimização das palavras-chaves, ou seja, a identificação de termos que podem ser aplicados às páginas e conteúdos para que os clientes encontrem a empresa.

Para que isso seja feito, existe uma pesquisa que busca identificar qual é a frase ou as palavras que o cliente está pesquisando dentro daquele segmento, e como a marca pode se posicionar utilizando esses termos. 

Assim, seu cliente pode pesquisar “Livros cristãos infanto juvenil” ou “preço de livros cristão infanto juvenil” ou somente “preço cortina contenção” e, com a boa otimização, encontrar materiais do seu empreendimento, sanando dúvidas e criando confiança na marca.

Em alguns casos, não existe nem a aplicação de acentuação e as palavras podem ser escritas com erros gramaticais, e isso precisa ser considerado na hora de produzir conteúdos, por exemplo.

Por isso, a partir do estudo, a equipe de marketing consegue identificar a forma como a busca é feita e direcionar o anúncio a depender das palavras-chaves escolhidas. 

Conheça as principais formas de ter Visibilidade na Internet

Existem várias estratégias que o marketing de visibilidade pode utilizar, mas neste artigo, separamos 4 principais e que são essenciais para o seu negócio se desenvolver no ambiente virtual. 

  • Tráfego orgânico;
  • Links patrocinados;
  • Marketing de conteúdo;
  • Uso de mídias sociais. 

Não se preocupe que vamos explicar cada um dos pontos citados acima. 

1. Tráfego orgânico

Uma das formas da sua empresa conquistar clientes em potencial é por meio do tráfego orgânico. 

Ou seja, o seu conteúdo consegue ter tanta qualidade que ele obtém um bom ranqueamento no google e com isso, nas formas de busca, seu site poderá ser mais visualizado. 

Para isso, o Google leva em conta algumas características que o seu site deve ter, que se relacionam diretamente com o SEO, são elas:

  • Boa navegabilidade; 
  • Identidade visual clara;
  • Tempo de carregamento rápido;
  • Boa usabilidade;
  • Acesso facilitado e otimização da página para dispositivos móveis.

A boa navegabilidade se relaciona também com o tempo de carregamento da página, reduzindo travamentos e demora a carregar, visto que esses são fatores que não atraem o cliente e é mal visto pelo Google por prejudicar a experiência.

Seu site também precisa ser adaptado para o acesso pelo computador e pelos dispositivos móveis, facilitando o acesso em qualquer lugar. Já a identidade visual é essencial para que o cliente reconheça o seu negócio em qualquer ambiente. 

2. Uso de links patrocinados

Outra dica importante é sobre os links patrocinados. 

Pense que uma  Construtora de galpões industriais deseja aumentar o número de vendas. Uma das formas de fazer isso é por meio das ferramentas de anúncio que são disponibilizadas pelo Google, assim como pelas redes sociais. 

Por meio da definição do público, objetivo da campanha e uso de palavras-chave, o material pode ser disponibilizado e alcançar clientes que tem potencial para adquirir com a marca.

Com isso, vale a pena destacar que as principais formas de anúncio envolvem o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e Twitter Ads. É possível também realizar anúncios no Youtube ou em sites parceiros do Google. 

Como são links patrocinados, cabe ressaltar que a ação diz respeito a estratégias pagas, ou seja, a empresa precisa verificar a quantia disponível para ser gasta no dia, o tempo de duração da campanha e o valor máximo a ser investido. 

Vale ressaltar que os links patrocinados valem para produtos, assim como para serviços.

3. Marketing de conteúdo e redes sociais

Acima, já citamos sobre o marketing de conteúdo e o uso de mídias sociais para aumentar a visibilidade da sua marca, mas vale a pena reforçar a importância desses elementos para que uma marca tenha autoridade no mercado. 

Afinal, é por meio do conteúdo de qualidade, seja ele patrocinado ou não, que é possível alcançar a audiência nas redes sociais e mecanismos de busca, além de gerar valor ao relacionamento com a marca, trazendo ainda mais confiança e aproximação no cotidiano.

Lembre-se que os clientes estão em busca dos melhores produtos e serviços, mas principalmente de experiências boas e identificação com as marcas.

Assim, para obter bons resultados sua empresa precisa trabalhar com um material de qualidade, que de fato atraia o cliente, resolva seu problema e supra suas necessidades. 

Aumentando a visibilidade de sua empresa 

Já que estamos trabalhando com o marketing de visibilidade neste artigo, vale a pena ressaltar a importância de contar com uma equipe profissional para realizar esse serviço para sua empresa de modo a trazer mais evidência ao domínio e reforçando a autoridade da marca. 

Afinal, somente empresas que atuam com especialistas conseguem oferecer estratégias de qualidade e que sejam eficazes para o seu negócio no ambiente virtual. 

Contudo, contar com uma equipe dedicada também se mostra uma ação bastante eficaz, visto que as informações necessárias são transmitidas com mais praticidade.

Isso vale para diferentes empresas, desde uma que realiza o Conserto de controladores de empilhadeiras até aquela que deseja aumentar a venda de seus produtos cosméticos pela internet. 

Contando com uma equipe profissional é possível realizar: 

  • Analisar o mercado;
  • Identificar a persona da empresa;
  • Saber o comportamento do usuário da marca;
  • Ter boas e eficientes estratégias de comunicação;
  • Mensurar os resultados com qualidade.

No caso da análise do mercado, a empresa consegue identificar seus concorrentes e como é feita a comunicação com o público.

Isso vale também no processo de identificar a persona, assim como de estudar o comportamento do seu público, o que possibilita um melhor relacionamento.

Isso é importante porque ajuda no processo de identificação das necessidades do cliente, assim como consolida as soluções que devem ser propostas. 

Conhecendo o comportamento e as preferências do usuário, bem como os objetivos do negócio, fica mais fácil identificar quais são as melhores estratégias para se comunicar com o cliente, atingindo o público de forma otimizada e tendo melhores resultados no momento de mensurar e de criar visibilidade adequada para o crescimento do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.