A descrição do produto é uma das partes mais importantes do seu ecommerce, nesta parte você irá detalhar mais sobre seu produto usando texto, imagens e vídeos.

Neste espaço você irá identificar e detalhar sobre os recursos, indicações, utilizações e benefícios na ajuda para gerar uma venda. O foco na qualidade da descrição irá estimular a compra deste produto, especialmente se houver a inclusão de informações importantes que seu visitante precisa saber para a decisão da compra.

Uma boa descrição do produto em sua loja virtual, precisa atender aos seguintes quesitos:

  • Atrair o cliente
  • Explicar eficientemente a experiência física e emocional de comprar o produto
  • Se clara e concisa
  • Responder de forma simples e prática as preocupações e perguntas comuns sobre o produto
  • Inclusão de texto, imagens e vídeos
  • Não ser uma cópia do fornecedor

Para saber como criar uma ótima descrição do produto em seu ecommerce, fique conosco:

1. Responda essas perguntas antes de começar a criar a descrição do produto

Ao começar a descrição do produto, pode ser que você fique travado e não consiga levar adiante. Uma dica é utilizar o conceito básico jornalístico seguindo seis perguntas:  quem, o quê, onde, quando, como e por quê.

  • Para quem é este produto? Para a sua persona.
  • O que é este produto? Inclua dimensões, funções, especialidades, materiais, etc.
  • Onde é a utilização? Você pode usar em casa, no trabalho, na rua, no lazer.
  • Quando utilizo? Inverno ou verão, férias, em uma festa, diariamente.
  • Como ele funciona? Posso usar com quais aparelhos, é uma peça para carro, é para meu computador.
  • Por que é útil para o cliente? Insira aqui os benefícios e recursos do produto.

2. Escreva para sua persona

Quando descrever um produto faça-o para sua persona, para que seu texto seja interessante e convencer o cliente. Se você tem um ecommerce mais técnico como produtos de fisioterapia, você deve escrever para esta persona com um tom mais técnico e completo, a descrição deve ser bem elaborada e incluir todos os detalhes técnicos do produto.

Se for um ecommerce misto, por exemplo, uma loja de eletro eletrônicos você pode mesclar às duas linguagens, detalhando o benefício técnico e o uso diário deste produto.

3. Exiba os recursos e benefícios do seu produto

Algo que não se deve deixar de fora da descrição do produto são os recursos e benefícios. Os recursos de seu produto são as especificações e detalhes, e os benefícios é a utilidade para seu cliente.

Geralmente há uma ciência prévia do que é o produto pelo consumidor, por causa disso que há a procura pelo produto, o ideal é você também inserir as vantagens desse que este material apresenta para seu cliente.

4. Informar a matéria-prima

Um item indispensável é a inserção da matéria-prima do produto utilizado na fabricação. Se seu produto tem mais de um composto descreva quais são as partes e materiais de cada composição do seu produto.

Descreva se utiliza matéria-prima orgânica, sustentável ou vegana e até mesmo qual foi o método de produção.

5. Descrever as medidas

Dê atenção especial às dimensões na descrição do produto, informando detalhadamente suas medidas, pois esta informação é muito importante para o consumidor, já que confere maior segurança no ato da compra para o seu cliente, reduzindo as hipóteses de erro e consequentemente de troca.

6. Usar as palavras-chave da maneira correta

Engana-se quem pensa que a repetição de palavras-chave no texto de sua descrição faz o seu produto ranquear, pois além de empobrecer o seu texto, isso pode afastar potenciais clientes da sua loja virtual. 

Escreva a descrição de seus produtos naturalmente e inteligente, para que pessoas compreendam o seu texto e não apenas para que o Google promova seu produto. 

7. Utilizar recursos visuais

Os recursos visuais são tão importantes quanto a descrição, já que as imagens exemplificam a forma de utilização, os atributos e os benefícios de determinado produto e reforçam o que o texto está explicando na descrição.

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Você pode utilizar imagens, infográficos e vídeos, para melhor explicar a utilidade do produto. 

8. Crie um título atrativo

Para garantir cliques e chamar a atenção de um possível comprador para o seu produto, os títulos do mesmo devem ser atrativos e provocar a curiosidades.

Evite títulos muito curtos e deixe os detalhes para a descrição do produto. Exemplos:

  • “Tênis masculino”: muito curto e genérico → evite títulos assim!
  • “Tênis masculino Nike, preto e vermelho, com sola especial para atividades físicas de auto-impacto”: muito detalhado → evite!
  • “Tênis masculino Nike, preto e vermelho”: na medida → este está perfeito!

9. Desperte uma experiência sensorial

Desperte experiências sensoriais em quem lê a descrição de seu produto, para que ao ler, seu público saiba como seria tocar, experimentar e sentir determinado produto. 

Para isso, utilize adjetivos sensoriais como, por exemplo:  “O tênis Nike tem um toque gentil na pele em sua pele”. Isso transmite leveza e qualidade para o seu produto. 

10. Provas sociais são grandes amigas de sua loja virtual

Todas as pessoas, incluindo você, sentem-se seguros ao ver que o produto que se deseja tem avaliação positiva de outros compradores. 

Seja estrelas ou depoimentos, toda avaliação é bem-vinda! Para incentivar seus clientes a deixarem uma opinião, não esqueça de enviar um e-mail logo após o recebimento do produto. 

11. Não esqueça da meta-descrição

A meta-descrição e um pequeno trecho que aparece logo abaixo do título e link de uma página ou loja virtual, quando se faz uma pesquisa no Google.

Na hora da descrição do produto, explique o item e escreva sobre seus benefícios, com um trecho curto, simples e direto. Aqui é uma boa hora para utilizar a palavra-chave. 

Quando em sua descrição, você não fornece uma meta-descrição, o buscador selecionará um texto aleatório da página para criá-la automaticamente, o problema disso é que e nem sempre o trecho selecionado é o mais interessante para o cliente.

Agora que você já sabe a importância de ter uma boa descrição do produto em seu ecommerce, você pode falar com nossa equipe e ajudaremos você a construir sua loja virtual. Preencha o formulário abaixo que em breve nossa equipe retornará seu contato: