A descrição do produto é uma das partes mais importantes do seu ecommerce, nesta parte você irá detalhar mais sobre seu produto usando texto, imagens e vídeos.
Neste espaço você irá identificar e detalhar sobre os recursos, indicações, utilizações e benefícios na ajuda para gerar uma venda. O foco na qualidade da descrição irá estimular a compra deste produto, especialmente se houver a inclusão de informações importantes que seu visitante precisa saber para a decisão da compra.
Uma boa descrição do produto em sua loja virtual, precisa atender aos seguintes quesitos:
- Atrair o cliente
- Explicar eficientemente a experiência física e emocional de comprar o produto
- Se clara e concisa
- Responder de forma simples e prática as preocupações e perguntas comuns sobre o produto
- Inclusão de texto, imagens e vídeos
- Não ser uma cópia do fornecedor
Para saber como criar uma ótima descrição do produto em seu ecommerce, fique conosco:
Sumário
1. Responda essas perguntas antes de começar a criar a descrição do produto
Ao começar a descrição do produto, pode ser que você fique travado e não consiga levar adiante. Uma dica é utilizar o conceito básico jornalístico seguindo seis perguntas: quem, o quê, onde, quando, como e por quê.
- Para quem é este produto? Para a sua persona.
- O que é este produto? Inclua dimensões, funções, especialidades, materiais, etc.
- Onde é a utilização? Você pode usar em casa, no trabalho, na rua, no lazer.
- Quando utilizo? Inverno ou verão, férias, em uma festa, diariamente.
- Como ele funciona? Posso usar com quais aparelhos, é uma peça para carro, é para meu computador.
- Por que é útil para o cliente? Insira aqui os benefícios e recursos do produto.
2. Escreva para sua persona
Quando descrever um produto faça-o para sua persona, para que seu texto seja interessante e convencer o cliente. Se você tem um ecommerce mais técnico como produtos de fisioterapia, você deve escrever para esta persona com um tom mais técnico e completo, a descrição deve ser bem elaborada e incluir todos os detalhes técnicos do produto.
Se for um ecommerce misto, por exemplo, uma loja de eletro eletrônicos você pode mesclar às duas linguagens, detalhando o benefício técnico e o uso diário deste produto.
3. Exiba os recursos e benefícios do seu produto
Algo que não se deve deixar de fora da descrição do produto são os recursos e benefícios. Os recursos de seu produto são as especificações e detalhes, e os benefícios é a utilidade para seu cliente.
Geralmente há uma ciência prévia do que é o produto pelo consumidor, por causa disso que há a procura pelo produto, o ideal é você também inserir as vantagens desse que este material apresenta para seu cliente.
4. Informar a matéria-prima
Um item indispensável é a inserção da matéria-prima do produto utilizado na fabricação. Se seu produto tem mais de um composto descreva quais são as partes e materiais de cada composição do seu produto.
Descreva se utiliza matéria-prima orgânica, sustentável ou vegana e até mesmo qual foi o método de produção.
5. Descrever as medidas
Dê atenção especial às dimensões na descrição do produto, informando detalhadamente suas medidas, pois esta informação é muito importante para o consumidor, já que confere maior segurança no ato da compra para o seu cliente, reduzindo as hipóteses de erro e consequentemente de troca.
6. Usar as palavras-chave da maneira correta
Engana-se quem pensa que a repetição de palavras-chave no texto de sua descrição faz o seu produto ranquear, pois além de empobrecer o seu texto, isso pode afastar potenciais clientes da sua loja virtual.
Escreva a descrição de seus produtos naturalmente e inteligente, para que pessoas compreendam o seu texto e não apenas para que o Google promova seu produto.
7. Utilizar recursos visuais
Os recursos visuais são tão importantes quanto a descrição, já que as imagens exemplificam a forma de utilização, os atributos e os benefícios de determinado produto e reforçam o que o texto está explicando na descrição.
Confira como ter uma ótima equipe de ecommerce para trabalhar
Você pode utilizar imagens, infográficos e vídeos, para melhor explicar a utilidade do produto.
8. Crie um título atrativo
Para garantir cliques e chamar a atenção de um possível comprador para o seu produto, os títulos do mesmo devem ser atrativos e provocar a curiosidades.
Evite títulos muito curtos e deixe os detalhes para a descrição do produto. Exemplos:
- “Tênis masculino”: muito curto e genérico → evite títulos assim!
- “Tênis masculino Nike, preto e vermelho, com sola especial para atividades físicas de auto-impacto”: muito detalhado → evite!
- “Tênis masculino Nike, preto e vermelho”: na medida → este está perfeito!
9. Desperte uma experiência sensorial
Desperte experiências sensoriais em quem lê a descrição de seu produto, para que ao ler, seu público saiba como seria tocar, experimentar e sentir determinado produto.
Para isso, utilize adjetivos sensoriais como, por exemplo: “O tênis Nike tem um toque gentil na pele em sua pele”. Isso transmite leveza e qualidade para o seu produto.
10. Provas sociais são grandes amigas de sua loja virtual
Todas as pessoas, incluindo você, sentem-se seguros ao ver que o produto que se deseja tem avaliação positiva de outros compradores.
Seja estrelas ou depoimentos, toda avaliação é bem-vinda! Para incentivar seus clientes a deixarem uma opinião, não esqueça de enviar um e-mail logo após o recebimento do produto.
11. Não esqueça da meta-descrição
A meta-descrição e um pequeno trecho que aparece logo abaixo do título e link de uma página ou loja virtual, quando se faz uma pesquisa no Google.
Na hora da descrição do produto, explique o item e escreva sobre seus benefícios, com um trecho curto, simples e direto. Aqui é uma boa hora para utilizar a palavra-chave.
Quando em sua descrição, você não fornece uma meta-descrição, o buscador selecionará um texto aleatório da página para criá-la automaticamente, o problema disso é que e nem sempre o trecho selecionado é o mais interessante para o cliente.
Agora que você já sabe a importância de ter uma boa descrição do produto em seu ecommerce, você pode falar com nossa equipe e ajudaremos você a construir sua loja virtual. Preencha o formulário abaixo que em breve nossa equipe retornará seu contato: