Uma ótima equipe de e-commerce é composta por profissionais que vão desde o gerente até o SAC.

Com o aumento da demanda, muitos e-commerces têm procurado criar sua equipe de e-commerce em 2021. Com a aceleração digital, motivada em grande parte pelo COVID-19, são muitos profissionais que têm visto o digital como uma área a se profissionalizar cada vez mais.

Apesar da economia global ter entrado em recessão, o mercado digital tem se expandido de uma forma inédita e muitas áreas quase não têm sentido o impacto da crise.

Enquanto muitos varejos offline estão de portas fechadas a vários meses, com redução do quadro de funcionários, o comércio eletrônico tem gerado várias oportunidades de trabalho e vem compensando as estatísticas de desemprego.

Essas oportunidades devem continuar em alta no ano de 2021 e caberá aos gestores planejar o ano e estimar a entrada de novos funcionários para sua equipe de e-commerce.

Iremos explicar abaixo como recrutar colaboradores para trabalhar em sua equipe de e-commerce, como divulgar as vagas e as funções necessárias para negócios pequenos, médios e grandes. Confira:

É hora de contratar um novo profissional?

O momento ideal para ampliar sua equipe deve estar sempre alinhado com seu planejamento anual e em alguns sinais que serão úteis na tomada de decisão.

Um dos sinais mais claros de que está na hora de ampliar sua equipe de e-commerce é o excesso de horas extras. Isto indica que houve um aumento no volume de trabalho e isto está além do que seus funcionários conseguem suportar.

Além é claro, a sobrecarga de trabalho e responsabilidades cria um desgaste físico e mental, isto irá prejudicar toda cadeia produtiva da sua equipe e o comprometimento das pessoas.

Desta forma, se o trabalho de sua equipe está gerando horas extras, considere contratar um ou mais membros para seu time. Tanto a empresa quanto os colaboradores terão um ganho expressivo em desempenho.

Como fazer o anúncio da vaga para sua equipe de e-commerce?

A missão de recrutar novos colaboradores para sua equipe de e-commerce é um processo que exige muito do RH, visto que, a missão de encontrar a pessoa certa não é nada fácil, ainda mais quando você se depara com muitos candidatos que não atendem muito bem o que você precisa para sua equipe.

Por isto que ao descrever a vaga você deve deixar bem claro quais serão as responsabilidades que o novo cargo exige e quais são os perfis de pessoa que você procura. Fazendo isto você terá a garantia de mais candidatos aptos para a vaga.

Esta divulgação pode ser feita em sites e plataformas destinadas a isto como o site Vagas, mas cada vez mais empresas estão utilizando as redes sociais como o LinkedIn, Facebook e Instagram para fazer o anúncio da vaga.

Algumas funções a procurar 

As funções e cargos a se procurar em um e-commerce vai variar muito dependendo do tamanho do e-commerce e maturidade da empresa.

É claro que um pequeno e-commerce terá um time básico, com o gerente abraçando diversas funções de vendas, coordenação de campanhas, atendimento e negociação com fornecedores. 

Porém deve-se ter em mente que o objetivo é o crescimento, confira algumas funções para seu time.

Analista de marketing

Este será o responsável por cuidar do planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das estratégias de marketing do e-commerce, sendo ele o guardião da imagem do site, produtos e comunicação visual e escrita.

Analista financeiro

Executa a função financeira da empresa, como contas a pagar e receber, fluxo de caixa, transações, emissões de notas e faturamentos. Sendo responsável também por cuidar do relacionamento com colaboradores, clientes e fornecedores.

Gerente de e-commerce

Colaborar responsável por gerenciar a equipe de marketing e desenvolver estratégias com foco no aumento de vendas e resultados. Para assumir esta posição o profissional deve ter conhecimento profundo sobre os produtos vendidos no e-commerce.

SAC e atendimento ao cliente

O SAC fará a ponte principal entre o cliente e a empresa, sendo que seu objetivo principal é a satisfação do cliente.

Estoquista

As atividades do estoquista envolvem empacotar e desempacotar o produto, organizando de maneira que facilite a movimentação dos itens.

Analista comercial

Este profissional é o responsável por analisar as estratégias dos concorrentes, projetar vendas, planejamento e organização dos programas de vendas.

Web Designer

Responsável principal por aplicar os fundamentos de design além da criação de layouts para sites e confecção de peças digitais.

Social Media

Profissional que gerencia as redes sociais do e-commerce, além de corresponder-se com os clientes com uma comunicação ágil e moderna, garantindo a empatia, transparência e respeito.

Especialista em SEO

Em uma boa equipe de e-commerce o profissional de SEO é o responsável por fazer que a loja esteja bem posicionada nos motores de busca, sua rotina diária envolve pesquisas de palavras chaves, decodificação de tendência de busca, análise da concorrência.

Leia também: KPI: Dados para seu e-commerce, quais eu devo analisar?

Estas são algumas das funções que um e-commerce tem, é claro que estas funções variam muito de e-commerce para e-commerce e do tamanho da empresa.

Agora que você já sabe a importância de ter uma equipe de e-commerce para sua loja virtual, a DW Digital pode te ajudar na consultoria de quais profissionais contratar para sua loja virtual. Preencha o formulário abaixo que em breve nossa equipe retornará seu contato: