Redes sociais se tornaram protagonistas na vida de milhares de pessoas no mundo, hoje é quase impossível conhecer alguém que não possua um celular com conexão a internet ou um perfil nas diversas redes sociais que existem.

Além de informar e entreter os usuários, as redes sociais também se tornaram um espaço valioso para as empresas divulgarem suas marcas por meio de estratégias de marketing digital que iremos abordar hoje.

O motivo da relevância das redes sociais

Mais da metade da população mundial possui acesso a internet e pelo menos um perfil nas redes sociais, seja o Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, TikTok ou qualquer outra.

Isso mostra como as redes sociais possuem influência na opinião e desejo das pessoas, são diversas marcas que duplicaram os seus resultados após investir nas redes sociais como meio de divulgação de seus produtos ou serviços.

Não é à toa que o marketing digital se tornou uma das áreas mais procuradas e trabalhadas nos últimos anos, o número de e-commerces, que são comércios criados e trabalhados apenas no âmbito digital, cresceu drasticamente nos últimos tempos.

Trabalhar com as redes sociais e usá-las para alavancar os resultados do seu negócio, traz inúmeros benefícios, como:

  • Aumento do engajamento;
  • Mais alcance;
  • Geração de leads e vendas;
  • Humanização da marca;
  • Maior conhecimento sobre a sua audiência;
  • Mais segmentação.

Sendo assim, para conquistar esses benefícios existem dicas e estratégias eficazes para te ajudar, e é sobre elas que vamos falar agora.

Táticas para as redes sociais do seu empreendimento

Mesmo que o seu negócio seja muito tradicional, como um escritório de advocacia e você pense que não dá para usar as redes sociais para divulgar a sua empresa, por meio delas você também consegue produzir conteúdos relevantes, sérios e valiosos para atrair clientes.

Tudo isso por intermédio de estratégias como:

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na divulgação de conteúdos e materiais relevantes para o seu público.

Sendo assim, na produção de um post ou vídeo que foque em ensinar algo ao seu público e esclarecer suas dúvidas sobre determinado assunto.

Se você possui uma empresa de marketing digital, pode produzir um vídeo ou artigo ensinando como anunciar no Google Ads.

Dessa maneira, você mostra ao seu público que possui autoridade no assunto e torna a sua marca uma referência neste nicho.

2. Anúncios pagos

Algumas redes sociais possuem a opção de anúncios pagos, ou seja, você paga para que essa plataformas divulgue a sua marca para o maior número de pessoas presentes nela.

Um exemplo disso é o Instagram Ads, por meio de um pequeno valor você consegue fazer com que a plataforma divulgue o seu conteúdo ou anúncio para o seu público-alvo, trazendo ainda mais pessoas para a sua marca e gerando mais visibilidade para a sua empresa.

3. Lives

As lives ou transmissões ao vivo, como também são conhecidas, se tornaram populares principalmente após a pandemia do COVID-19, que fez as pessoas se isolarem em suas casas.

Por meio das lives nas redes sociais você consegue atrair mais clientes e criar um relacionamento mais próximo com seus seguidores, o que gera intimidade e confiança entre vocês, duas coisas essenciais para o sucesso do seu negócio.

4. Sorteios

Mesmo que ainda exista pessoas que digam que os sorteios não são bons para os negócios, eles geram mais visibilidade e trazem novas pessoas para conhecer a sua marca.

Realizar um sorteio de uma peça de roupa da sua loja ou de uma consultoria sua sobre como funciona o Facebook Ads pode trazer um número surpreendente de pessoas para o seu negócio, o que gera mais conversões e vendas.

5. Presença nos stories

Uma das ferramentas mais usadas na maioria das redes sociais são os stories, pequenos vídeos que ficam disponíveis por 24 horas e que gera uma comunicação e relacionamento gigantesco entre o perfil e o usuário.

Por isso, estar presente nos stories todos os dias faz toda a diferença na construção da imagem do seu negócio nas redes sociais.

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Por meio deles você pode mostrar os bastidores da sua empresa e dar dicas rápidas para ajudar seus seguidores a solucionar algum problema.

Assim, você cria um vínculo cada vez maior entre a sua marca e os seus clientes, aumentando ainda mais as chances de vendas e indicações da sua marca por esses seguidores.

Considerações finais

As redes sociais revolucionaram a rotina das pessoas e das empresas, trazendo um conceito de acessibilidade, humanização e relacionamento que promete perdurar e trazer ainda mais benefícios para ambos os lados.