O ano de 2020 foi um dos melhores anos para o e-commerce brasileiro, isto deu-se devido a crescente subida do mercado com a pandemia que estamos enfrentando, porém muitas dúvidas ainda rondam os gestores no planejamento do e-commerce para 2021.

O primeiro trimestre de 2021 acabou há pouco, porém ainda dá tempo de se planejar para o segundo trimestre e finalizá-lo com as vendas lá em cima.

O planejamento estratégico assume uma importância maior ainda quando estamos em momentos de crise, este planejamento do e-commerce tem que ir desde a escolha da plataforma e ERP em que vai trabalhar até como será feito o pós-vendas. Além da pandemia do COVID-19 o cliente também mudou sua percepção do mercado digital brasileiro, este mercado que teve seu início em meados do ano 2000 e enfrentou seu crescimento no final da década de 2010.

São várias as pesquisas que mostram esta tendência de mercado, um levantamento feito pela Criteo mostrou que 56% dos brasileiros compraram pela primeira vez no e-commerce durante a pandemia e que 94% deles pretendem manter este hábito.

Confira uma lista que nós preparamos com 5 áreas para priorizar em sua loja virtual:

Planejamento do e-commerce com experiência do usuário

Já há muito se tem notado que a experiência do usuário é de suma importância na hora de fazer o planejamento do e-commerce, porém isto ficou ainda mais claro quando pessoas que antes só compravam por lojas físicas e não tinham muita experiência com a internet passaram a ser consumidores virtuais.

Uma experiência de navegação em uma loja virtual passou de ser um diferencial para algo crucial na hora de fazer o planejamento do e-commerce. Ter um check-out eficiente e descomplicado além de uma busca rápida e um site adaptado a dispositivos móveis é sinal de ganho em conversão.

Lembrando também que uma experiência do usuário completa vai muito além de ter uma boa experiência on-line. A entrega do produto, experiência sensitiva, uma preocupação com o cliente em todo processo é fundamental, uma loja que faz isto de forma sublime é a Doppel Store enviam seus produtos com um perfume que lembra a marca.

Marketing Digital

Ter uma estratégia de marketing bem planejada é um dos pilares para o crescimento do seu e-commerce em 2021. Este planejamento deve ser feito em cima das datas comemorativas e importantes para o nicho de seu e-commerce.

Depois da seleção das datas que serão trabalhadas, é hora de ir para a próxima etapa do planejamento do e-commerce que é o de pensar nas ideias de campanhas, sessões de brainstorm são essenciais além é claro de briefing para a equipe.

Este processo exige antecedência, por isso é preciso se atentar para o calendário promocional. Além das datas comemorativas é preciso estar atento ao planejamento de marketing para as promoções, lançamentos de coleções, marcas, produtos e serviços.

Produção de conteúdo relevante

O e-commerce que não entrega conteúdo relevante para seu público perde uma posição relativa no mercado. Hoje não basta você ter valor e um bom produto, se seu consumidor não conhece sua marca ou você não engaja com ele através de conteúdos relevantes logo você não será lembrado.

Algo que focamos bastante aqui na DW Digital é na criação de conteúdos relevantes para nossos clientes, isto faz com que a agência seja lembrada na hora de buscar algo que interessa a nossos clientes.

O marketing de conteúdo tem que ser uma peça importante na hora de fazer o planejamento do seu e-commerce, isto te dará autoridade no segmento e confiança.

Quando o conteúdo está de acordo com o que sua persona deseja, a consequência disto são leads e tráfego orgânico além é claro do objetivo final que são as vendas.

Logística de entrega

Não adianta fazer todo o planejamento de vendas investindo em uma boa usabilidade para o usuário, trabalhar na marca através do marketing digital e produzir bons conteúdos, se sua logística e falha.

Um bom planejamento do e-commerce é um dos pontos mais fortes de uma empresa, o exemplo de logística bem aplicada é a Amazon, um dos pontos fortes deste e-commerce que é o maior do mundo é sua entrega rápida e eficiente.

Algo a se levar em conta na hora de fazer o planejamento da sua loja virtual é a capacidade de gerenciar a logística com eficiente, alguns pilares de uma boa logística são:

  • Embalagem do produto;
  • Entrega rápida;
  • Inserir a identidade da marca no produto;
  • Trabalhar com empresas de logística séria;
  • Usar sistemas de gateway de frete como a FRENET e Enviou.

Atendimento ao cliente

E por último mas não menos importante, na realidade é o que move um e-commerce, o atendimento ao cliente. Ao fazer um planejamento do e-commerce, deve-se sempre levar em consideração seu consumidor.

O atendimento deve ser a ponte entre a empresa e o cliente, sendo que este terá um funcionamento dinâmico, empático e que traga a resolução para os problemas do cliente.

Um SAC desorganizado e que não consegue resolver as demandas do cliente é um reflexo de que a operação da loja virtual anda mal e que precisa urgentemente de atenção.

E você já fez o planejamento do seu e-commerce para o ano de 2021? Que tal você dar o primeiro passo sabendo como escolher a plataforma para sua loja virtual com 7 dicas de como escolher a melhor.