O mundo tem enfrentado sua pior crise dos últimos anos, não somente uma crise econômica mas principalmente uma crise sanitária, porém mesmo assim o e-commerce brasileiro ganha força.

Com a dificuldade de locomoção e o acirramento do isolamento social, muitas pessoas tem optado por fazer suas compras pelo meio virtual, com isto os comerciantes tem visto o e-commerce como um meio de vender seus produtos e continuar com seu fluxo de caixa.

O impulsionamento do E-commerce brasileiro

Desde bens de consumo como itens de supermercado até móveis e jogos são itens que podem ser comprados virtualmente a um clique. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico a ABComm, desde o início da pandemia foram mais de 135 mil novas lojas que aderiram ao comércio eletrônico para continuar vendendo e mantendo-se no mercado. A média mensal antes da pandemia era de aproximadamente 10 mil lojas mensais.

Os setores mais aquecidos no e-commerce brasileiro são moda, alimentos e serviços. Segundo o presidente da ABComm Maurício Salvador, “É importante ressaltar que essas 135 mil são lojas ativas e que realmente têm produtos/serviços para oferecer. Ou seja, um número gigante de lojas realmente ativas e vendendo”.

Alguns problemas das lojas virtuais

Nas consultorias feitas pela DW Marketing Digital, sempre aconselhamos nossos clientes a cuidar de sua loja virtual como se fosse (ou até melhor) que uma loja física. Cuidando sempre de enviar o produto bem embalado, no prazo, verificar sempre os melhores fretes e buscar o melhor fornecedor.

Porém infelizmente esta não tem sido a realidade da maioria dos novos lojistas. A ABComm notou em Junho um aumento de reclamações relacionadas a entrega de infraestrutura dos e-commerce brasileiro. Infelizmente quando uma loja não é desenvolvida com uma boa plataforma e infraestrutura o lojista é quem sofre.

“A corrida de abertura é muito grande e o panorama é novo para todos que colocaram sua loja online durante a pandemia, mas a resposta do setor de forma geral foi muito positiva inclusive em relação a questões logísticas”, diz o presidente.

O que a DW tem feito por seus clientes?

Aqui cuidamos da infraestrutura e da contratação de bons parceiros como a Loja Integrada e Woocommerce que são as principais plataformas hoje do mercado brasileiro e porque não mundial.

Além disso temos auxiliado na gestão de estratégias de marketing digital e SEO para que a loja de nossos clientes decolem.

E você, já desenvolveu sua loja? Conheça nossos planos e fale com um especialista hoje mesmo!