Com o sucesso das redes sociais muitos clientes têm me perguntado: “Eu preciso de um website para ter sucesso digital?”, e como para quase tudo em marketing digital a resposta bem clara é “depende!”.

Ter um site irá possibilitar que sua marca seja localizada por um potencial cliente sem que você fique preso aos algoritmos de uma empresa/rede social. Só isso já é uma vantagem bem concisa.

Um website fará que sua marca seja vista com mais credibilidade por seu cliente e proporcionará a geração de leads através de um formulário de contato. Uma grande vantagem de ter um website é estar aberto 24 horas por dia, 7 dias na semana, fazendo com que seu potencial cliente te localize de onde ele estiver através de qualquer aparelho que tenha conexão com a internet.

Explicado o porquê de você ter um website, vamos para o próximo nível que é o de ter sucesso no meio digital. Para isto separamos 09 passos que levarão você a atingir um próximo nível, confira.

Já é hora do meu negócio ter um site?

O primeiro passo que a maioria das pessoas (a grande maioria) faz quando pensa em um produto ou serviço é buscá-lo na internet, normalmente no Google. Os motivos são diversos como saber o telefone, endereço, se a empresa entrega, horário de funcionamento e o que as pessoas dizem sobre esta empresa.

Sabendo disto, fica mais claro que seja você um profissional liberal ou uma grande empresa, se você não tem um website, deverá considerar a criação de um site agora mesmo.

E para que seu site tenha sucesso digital, é recomendado seguir estes 9 passos:

1. Público-alvo

O Marketing Digital tem sua base no público-alvo, você tem que conhecer seu público e saber para quem você vende para que possa conquistar o sucesso digital ao criar um site. Parafraseando o livro Alice no País das Maravilha onde o Gato Cheshire fala para Alice a seguinte frase “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.” E é assim no meio digital, o primeiro passo antes de começar a desenvolver seu website é saber para que você irá vender seu produto/serviço.

As demais etapas serão determinadas a partir dessa decisão.

2. Tipo de site

Você já definiu seu público alvo, agora é hora de saber que tipo de website você criará, existe alguns tipos de website, e são eles:

  • Site tipo e-commerce, ou seja, uma loja virtual. Se seu objetivo é vender através de seu website e seu público-alvo é alguém que queira comprar seu produto/serviços, com certeza o e-commerce é a melhor escolha para você.
  • O site institucional você irá apresentar sua empresa, serviços ou produtos. Poderá também criar um portfólio para exibir para seu público-alvo.
  • Portais e blogs é uma terceira vertente de website, este é um tipo de site bastante conhecido na web. Websites como o G1 são um bom exemplo de portal de notícias.

3. Simplicidade

Uma das características dos sites desenvolvidos por nossa equipe é a simplicidade. Sabe quando você entra em um site e não sabe onde está a busca ou o contato da empresa? Isto com certeza não é um site simples.

Um site simples já diz para que veio e com certeza trará o sucesso digital para sua empresa.

Lembre-se sempre que o cliente está mais interessado no seu produto/serviço do que em ver 10 banners na página inicial e o último efeito JS que fará seu site dar cambalhota, ou aquele botão ficar piscando igual ao um giroflex.

4. Seja objetivo

No tópico anterior falamos sobre simplicidade. Ser objetivo é deixar claro o que sua empresa faz bem no topo da página, acredito que o ideal é deixar claro antes mesmo do cliente entrar em seu site. Você pode fazer isto criando um título que remete a seu produto/serviço e criar uma descrição clara.

O cliente deve ter noção exata do que você vende para aumentar as chances de fechar um bom negócio. O sucesso digital dependerá da sua objetividade.

5. Contato da empresa

Como o objetivo de qualquer site é que o cliente saiba o que fazemos e onde estamos, a página de contato deve estar sempre visível.

Esta localização poderá ser facilitada através do menu ao arquitetar seu website. É interessante que o formulário de contato seja bem explicado e que esteja funcionando, além de ser o meio mais eficaz de captar leads.

6. Usar boas imagens

As imagens além de deixar seu site mais bonito, ajudará a ilustrar o que cada sessão do site significa. É interessante sempre manter um padrão de qualidade no uso das fotos e que elas sejam reais ou que remeta a realidade de seu público alvo, recomendamos o uso de fotos próprias ou se preferir usar de banco de imagens com altíssima qualidade como o Unsplash (grátis) ou o Shutterstock (pago).

7. Conteúdo

Você já deve ter ouvido falar que conteúdo é rei, isto quer dizer que seu site tem que ter textos descritivos para o assunto abordado. É importante você dar ao cliente uma explicação do que é seu produto/serviço e quem é a empresa ou o profissional.

Quanto mais informações você passar a seu cliente melhor, recomendamos fortemente que você tenha um blog com conteúdo de qualidade, isto poderá contribuir bastante o aumento de tráfego para seu site.

No caso de e-commerce é ainda mais importante que você invista na descrição de seus produtos, tendo sempre em mente que o cliente não está com seu produto em mãos, se estas descrições forem técnicas, adapte o texto tornando-o mais atraente para seu cliente.

8. SEO

O SEO é uma das principais ferramentas de marketing digital que fará com seu site ocupe, de maneira orgânica, uma melhor pontuação nos mecanismos de buscas como o Google.

Existem diversas estratégias que melhoram o SEO de seu site, porém as básicas são:

  • Usar uma URL amigável: use sempre www.seusite.com.br/nome-da-pagina ao invés de www.seusite.com.br/8764829;
  • Usar bons títulos na página: No título coloque sempre a palavra chave que você quer deixar claro, isso é importante para que seu cliente entenda (e o Google também) o que você quer vender;
  • Escalabilidade é o método que permite uma boa leitura do seu conteúdo, deixe sempre espaço entre linhas e letras que facilitem a leitura e localização de assuntos abordados, uma separação de título, subtítulos e listas são um bom exemplo de escalabilidade.

9. Responsividade

Segundo dados da Agência Brasil, já em 2018 o celular se tornou a principal fonte de acesso a internet do Brasil. Isto revela que cada vez mais seu site será acessado via Smartphone.

Isto fez com que o Google mudasse totalmente o jeito de enxergar a internet, há alguns anos o Google olhava para o computador e depois para o celular para colocar um site nas primeiras posições, agora é o inverso.

Não adianta você estar na internet e não ter um website totalmente adaptado ao Smartphone.

De todos os itens citados acima, este é provavelmente o mais importante para o sucesso digital de sua empresa, as vantagens de você ter um site responsivo são:

  • Aumento das vendas: cada vez mais as compras estão sendo feitas pelo celular, isto fará que suas vendas aumente.
  • Contribui para o SEO: como dito acima o Google está enxergando primeiro seu site mobile e depois para o desktop;
  • Diminui a taxa de rejeição do site pois independente do meio que seu cliente acessar seu site ele poderá ver a informação e terá uma boa experiência de navegação.

Dica bônus para o sucesso digital – Interação com redes sociais

Para aumentar o alcance de sua marca é interessante e recomendado você estar presente nas redes sociais independente do tipo de site que você desenvolveu. Isto fará com que você esteja cada vez mais perto de seus clientes.

E aí, gostou destas dicas para o sucesso digital de sua empresa? Saiba como escolher a plataforma ideal para sua loja virtual!